Faça seguro do que não pode ser reposto facilmente

Faça seguro do que é importante para você.

Vou contar uma história. Em quase toda minha vida adulta, o carro sempre foi uma ferramenta importante. Seja pela praticidade do ir e vir, seja para proporcionar viagens a trabalho. Ficar sem carro seria profissionalmente bastante inconveniente. Na maior parte da vida, se perdesse o carro em um acidente, teria sido difícil repor o mesmo sem causar certo aperto nas contas. Por estes dois motivos conjuntos, sempre fiz seguro do carro.

Hoje em dia isso não é mais verdade, mas ainda assim mantenho o seguro do carro em dia. O motivo disso não é mais a simples reposição do carro. Inclusive, esta é a parte mais barata do seguro. Coloco a franquia lá em cima para baratear ainda mais o custo anual de seguro, ele não serve para efetuar pequenos reparos. O motivo de manter um bom seguro no carro é para me proteger de gastos contra terceiros, tanto em relação aos veículos envolvidos em um acidente quanto às pessoas que podem se machucar. Como sempre, o melhor seguro é aquele que não precisamos usar, mas a tranquilidade de contar com ele ajuda a manter a mente foçada em coisas mais importantes.

Durante alguns anos tivemos motos Harley-Davidson. Era caro o seguro delas, bem acima, percentualmente, do que valeria a pena nas minhas contas. E se tivesse um acidente com a moto, com toda certeza ela seria a coisa menos importante para me preocupar. Em uma moto, o parachoque é nossa testa. Nunca tive seguro nas motos. A probabilidade de roubo era minúscula, e sem seguro, tinha ainda mais motivos para ser o mais prudente possível no trânsito. Se perdesse a moto em um acidente, provavelmente não iria adquirir outra mesmo, então o seguro não fazia o menor sentido.

Algo importante que também entra na categoria de seguros, é um seguro saúde. Não acho que o plano de saúde seja necessário para consultas regulares ou para cobrir todos os gastos com isso, mas em caso de necessidade de hospitalização, poder contar com algo que não acabe com as finanças da família é essencial.

Que outros seguros são importantes para você?

Autor: Fabricio S. Peruzzo

Papai investidor, marido, polímata, empreendedor, curioso. Tranquilidade financeira é qualidade de vida.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s