Tenha seu próprio lar

Os imóveis não são o melhor investimento que existe. Ainda assim, para a absoluta maioria das famílias, a casa própria acaba sendo o maior patrimônio que conseguem conquistar, se não pela valorização, pelo simples fato de que é o único em que não ficam trocando frequentemente até perderem tudo.

Há muito papo de influenciadores de investimento na internet falando que comprar um imóvel é péssima escolha financeira. Posso concordar com parte dos argumentos, em relação à liquidez, à rentabilidade e valorização, à âncora geográfica que ter um imóvel em certo local traz à quem o possui, diminuindo a flexibilidade para busca de novas oportunidades de trabalho em outras cidades, por exemplo. Por outro lado, somos seres complexos, nem só de números é feita a vida.

Se por um lado poupar, investir e fazer o dinheiro crescer é mais rentável que pagar os juros da compra parcelada de um imóvel, por outro, a compra de um imóvel pode trazer diversos benefícios psicológicos que amenizem ou até cancelem esses custos financeiros.

Comprar o próprio imóvel pode trazer justamente aquela paz de espírito que permite o foco no que é importante, fazer seu trabalho da melhor maneira possível, sabendo que há um teto sobre sua cabeça. Permite o estudo e a busca de mais conhecimento e crescimento profissional. Permite a liberdade de investir no que é seu, de deixar o imóvel com a sua cara, mas mais importante que isso, exclui a possibilidade de ter o imóvel tomado de volta por algum capricho do proprietário que pode precisar vender o imóvel que você aluga, exigindo sua mudança rápida e todos os inconvenientes que isso acarreta. Pense na situação de uma família com filhos, a corrida do trabalho diário, jornada escolar e no meio disso tudo ter que lidar com encontrar um novo imóvel para alugar e realizar uma mudança às pressas.

Quantas pessoas você conhece que conseguem, de forma ininterrupta, ao longo de vários anos de esforço contínuo, juntar o dinheiro para comprar um imóvel à vista? Ou se não para comprar um imóvel à vista, conseguem formar patrimônio em investimentos que os permita morar onde quiserem, com a conta da moradia sendo paga pelos rendimentos destes investimentos? Se o objetivo é comprar pelo menor custo, um consórcio já resolve ambas as questões, de regularidade com foco no objetivo ao mesmo tempo em que mantém o custo baixo em comparação com um financiamento.

Autor: Fabricio S. Peruzzo

Papai investidor, marido, polímata, empreendedor, curioso. Tranquilidade financeira é qualidade de vida.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s