Acabe com suas dívidas

Lembre-se que você precisa de uma excelente razão para fazer uma dívida. Bons sapatos não são uma dessas razões.

A facilidade em obter crédito, seja com os bancos, as operadoras de cartão de crédito, ou mesmo as próprias lojas que vendem de maneira parcelada com juros embutidos no preço faz com que sejamos constantemente tentados a acelerar a compra de objetos não essenciais que fugiriam de nossas possibilidades sem tal crédito, mas que com isso, acabam “dando para pagar a prestação.”

Lembre-se sempre que “a prestação caber no salário” não é motivo para se endividar. Se você não consegue comprar algo a vista, aceite que isso não é possível para você neste momento e busque formas de conseguir juntar o dinheiro, se for algo realmente importante para sua vida.

A excessão a isso seria a aquisição de um imóvel, onde o valor do mesmo torna a compra a vista praticamente impossível para a maioria das pessoas, principalmente quando levamos em conta a dificuldade em manter uma regularidade de poupança no longo prazo, junto com a visão daquela aquisição apenas em um horizonte de muitos anos à frente.

Um carro que seja ferramenta de trabalho também pode justificar o financiamento e pagamento de juros. Comprar um carro por conforto, sem ter as condições necessárias para isso é fuga, é tentar parecer o que não se é. É receita para não construir patrimônio algum, pois além de pagar juros por algo que você não necessita realmente, ainda terá uma série de custos de manutenção que lhe colocarão ainda mais longe da tranquilidade financeira.

Enriquecer é uma escolha. Você está apto a fazer o que é necessário?

Autor: Fabricio S. Peruzzo

Papai investidor, marido, polímata, empreendedor, curioso. Tranquilidade financeira é qualidade de vida.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s