Ontem sugeri abrir conta em uma corretora separada do seu banco. Neste, indico quase o mesmo, mas com uma pequena diferença. Abra conta em uma corretora ligada a um banco, mas em um banco diferente do que recebe seu salário.
Uma maneira de investir em ações é através da compra de empresas pagadoras de dividendos.
Falei sobre a Escada da Aposentadoria. Definimos um padrão de vida mínimo que desejamos manter, e buscamos juntar investimentos que permitam manter este padrão de vida indefinidamente. Desta maneira podemos aumentar o degrau e aumentar o padrão de vida à medida em que aumenta nosso patrimônio gerador de renda. Mantendo sempre a Independência financeira.
A ideia aqui é semelhante.
Alguns bancos possuem conta corrente integrada com a corretora da mesma instituição. Quando você compra ações na corretora, o valor é debitado diretamente da sua conta corrente. Não precisa fazer transferência do valor para a corretora. Ao vender suas ações acontece o inverso, o dinheiro cai direto em sua conta.
Isto acontece também com os dividendos e juros sobre capital que essas empresas pagam aos acionistas.
A ideia então, é abrir uma conta em um banco/corretora com estas características, mas em uma instituição diferente da que você utiliza no dia a dia.
O passo seguinte é comprar ações de empresas boas empresas pagadoras de dividendos regularmente, reinvestindo os dividendos para acelerar o processo.
Aí é que temos o pulo do gato…
Uma a uma, ao longo do tempo, você começa a transferir suas contas regulares para lá e coloca no débito em conta. Conta de luz? Paga pelos seus dividendos. Internet/TV a cabo? Paga pelos seus dividendos. Condomínio? Pagos pelos seus dividendos.
Vá fazendo isso aos poucos, e quando você vê, sua vida está inteiramente bancada pelos lucros que as empresas em que você é sócio estão distribuindo regularmente em sua conta corrente. Seja bem vinda, independência financeira.