Aplique com segurança

Quando você começa a investir pode sentir certa insegurança por conta do desconhecimento das diferentes alternativas disponíveis.

Minha sugestão inicial, apesar do que já escrevi sobre abrir conta em outro banco ou corretora, é começar pelo banco onde você já está acostumado mesmo. Use esta primeira experiência como um “molhar os pés” no mundo dos investimentos.

Comece com um fundo comum de renda fixa e vá aplicando seu dinheiro com regularidade. Normalmente os limites mínimos destes fundos são bastante baixos, então com apenas R$ 100 já é possível começar. Você notará que os rendimentos atuais são bastante pequenos, mas verá também seu dinheiro crescendo aos poucos, se não por estes rendimentos, ao menos pelos seus aportes regulares.

Depois de um tempo fazendo desta maneira, busque entre as alternativas do seu banco o fundo de ações de menor valor necessário para começar. Este fundo deve variar bem mais do que você estava acostumado com a renda fixa, então é importante colocar um valor relativamente baixo para que você possa “sofrer” com eventuais quedas sem ficar tentado a tirar o dinheiro de lá. Acompanhe o saldo deste fundo ao longo de alguns meses, e verás que mesmo com eventuais quedas grandes, ao longo do tempo seu dinheiro estará crescendo mais do que no fundo de renda fixa. Quando você notar isso, poderá então investir um pouco mais alí, sabendo que os altos e baixos são comuns, mas que no longo prazo você tende a ganhar mais do que perder, se não tirar o dinheiro de lá no meio das eventuais quedas.

Dedique algum tempo a ler sobre o assunto investimento. A segurança em investir virá com o conhecimento, tanto teórico quanto prático. Só a teoria normalmente não é suficiente para nos preparar para as quedas que certamente acontecerão no meio do caminho. Só a prática não nos dará a tranquilidade de entender o que está acontecendo com nosso dinheiro. Use ambas.

Autor: Fabricio S. Peruzzo

Papai investidor, marido, polímata, empreendedor, curioso. Tranquilidade financeira é qualidade de vida.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s