Técnica do envelope

Depois do exercício de ontem ensinando a controlar seus gastos, você pode utilizar uma técnica simples para manter as contas em dia. Se chama técnica do envelope e sua aplicação é bastante simples.

Você separa um envelope escreve nele o nome de cada uma das categorias de gastos que definimos ontem. Ao receber seu salário do mês, coloca em cada envelope a quantia correspondente. Assim você terá um envelope para as contas com moradia, gastos de transporte e carro, lazer e assim por diante. Ao pagar suas contas, utilize somente os valores disponíveis no envelope de cada categoria.

Claro que nos dias de hoje, com tudo digital, utilizar envelopes e dinheiro em papel pode não ser tão prático. Uma maneira de implementar essa técnica de forma um pouco mais eficiente consiste em colocar em uma folha de papel o valor disponível em cada categoria e ir subtraindo a cada gasto realizado.

Já conhecia esta técnica? Vai implementar no seu dia-a-dia para conseguir controlar seus gastos com mais facilidade? Me conta nos comentários o que achou disso.

Autor: Fabricio S. Peruzzo

Papai investidor, marido, polímata, empreendedor, curioso. Tranquilidade financeira é qualidade de vida.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s