Controle seus gastos

Viver no automático, fazendo as coisas a medida em que se apresentam costuma não trazer bons resultados. Um bom planejamento pode nos levar bastante longe com economia e segurança.

Saber onde gastamos o dinheiro que ganhamos é o primeiro passo para planejar e melhorar nossas finanças.

Comece com uma listagem completa de seus gastos fixos, do maior para o menor. Aluguel, condomínio, colégio dos filhos, prestação do carro, seguro do carro, internet, telefone celular, Netflix, gás, luz…

Anote por um mês inteiro todos pagamentos que fizer, supermercado, comer fora, cortar o cabelo, transporte, gasolina. Leve uma folha com esta anotação junto da sua carteira, junto do dinheiro e dos cartões do banco. Anote na hora em que fizer a despesa, não confie na memória. Na pior das hipóteses, guarde a notinha e a note assim que chegar em casa.

Pense ainda em todos os gastos eventuais que você possui. Presentes, livros, manutenção do carro. Pense com que regularidade você tem algum aniversáriante a presentear e coloque na lista uma previsão mensal disso.

Acha que acabou? Você pretende sair de férias? Quanto irá custar? Planeje antecipadamente, veja os valores, anote em sua lista mensal. Planejar é exatamente isso, antecipar situações para que elas não nos peguem de surpresa.

De posse destas informações todas, refaça a lista e compare com seus rendimentos. Agrupe os gastos em categorias, não muitas, no máximo dez. Uma sugestão: VOCÊ PRIMEIRO, moradia, transporte, alimentação, educação, lazer, doação. Agora some tudo e calcule qual o percentual que cada categoria representa em seus gastos. Moradia, por exemplo, não deveria passar de 30% dos seus rendimentos. Está muito acima disso? Será que você vive de forma compatível com o que ganha? Do que você está abrindo mão para viver em um lugar mais caro?

Saiba para onde vai seu dinheiro. Notou no parágrafo anterior. Separe uma parte do que você ganha para seus investimentos, para o seu futuro, para sua aposentadoria. Pague primeiro a si mesmo. Essa é a primeira regra e a mais importante para quem busca a Tranquilidade Financeira.

Autor: Fabricio S. Peruzzo

Papai investidor, marido, polímata, empreendedor, curioso. Tranquilidade financeira é qualidade de vida.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s