Quem poupa, tem

Você certamente já ouviu o ditado:

“Quem poupa, tem.”

A primeira ação que devemos tomar para conseguir poupar é fazer um planejamento básico, porém específico. A segunda ação necessária é obedecer cegamente o planejamento que fizemos, não o alterando pelo menos durante um ano. Não precisamos planejar algo que dure a vida inteira. Ao longo dos anos aprendemos coisas novas e estas podem nos ajudar a refinar nossos planos. Entretanto, devemos dar tempo ao tempo, os planos que fazemos precisam desse tempo para mostrar seus resultados.

Esse planejamento inclui as coisas que colocamos em nossas vidas, mas também as que tiramos. Aquele plano de assinatura de video que você quase não assiste. Uma diminuição no seu plano de celular. Não há mágicas, para termos uma coisa nova, no caso, a poupança regular, se já estávamos no limite, teremos que cortar de algum lugar. E se isso acontecia é porque você já estava vivendo acima dos seus limites.

Uma outra opção, que eu prefiro, inclusive, é buscar uma fonte de renda extra. Pode ser algo simples como fazer docinhos para vender na sinaleira, pode ser alguma habilidade que você possua, como desenvolver sites ou resolver pequenos problemas hidráulicos. Participe de grupos do seu bairro no Facebook, sempre surgem ideias e oportunidades nestes locais.

O planejamento precisa, finalmente, definir o destino da sua poupança. Menos é mais neste caso. Escolha o investimento mais simples que sirva para começar. Nos próximos dias vou ampliar esse assunto, então fique por aqui.

Autor: Fabricio S. Peruzzo

Papai investidor, marido, polímata, empreendedor, curioso. Tranquilidade financeira é qualidade de vida.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s