Conheça a si mesmo

Se você sonha em investir da mesma maneira que eu sonho em aprender a tocar guitarra, o primeiro passo necessário é conhecer a si mesmo, saber que sem a paixão pelo assunto, suas únicas chances são a de simplificar e automatizar ao máximo seus investimentos.

Você precisa saber qual é seu perfil de risco, se está disposto a perder dinheiro por um tempo, se consegue ver suas economias flutuarem para cima e para baixo, parte do processo, ou se prefere ganhar um pouco menos, mas ver seu dinheiro sempre crescendo, devagar e sempre, sem sustos, sem sobressaltos.

O que você acha da bolsa? Compreende que é um local que lhe permite se tornar sócio de grandes empresas? Se acredita que a bolsa é uma mesa de jogos, não adianta jogar contra si.

Imóveis o agradam ou repelem? Ir contra suas crenças pessoais lhe trará resultados negativos. Todos os investimentos são bons para quem os entende e gosta deles. Não há investimento mais ou menos lucrativo, mas sim investimentos mais adequados a algumas pessoas e outros mais adequados a outras.

Para investir há apenas duas coisas importantes a saber:

  • conhecer seu perfil de risco;
  • saber que somente você sabe o que é bom para si.

Para conhecer seu perfil de risco, há diversos sites, artigos e questionários que tratam do assunto. A pesquisa faz parte do processo de aprendizado. Querendo o caminho mais simples, vá até a agência do banco onde mantém sua conta corrente e peça ao seu gerente o questionário do banco para definir o perfil de risco dos clientes, todo banco tem um desses a disposição.

Sobre seu dinheiro, você é o único responsável pelos resultados. Não há como culpar tal gerente de banco, tal dica de amigo ou de consultor quando as coisas derem errado. E pode ter certeza, algumas coisas darão errado. Somente você pode decidir o que fazer com seu dinheiro. Os erros serão todos seus. Somente você sofrerá as consequências desses erros. Lembre-se, no entanto, que não há erro maior do que evitar os investimentos com medo de perder. Não investir, por medo, é o maior de todos os erros. Não investir dá automaticamente o resultado negativo.

Autor: Fabricio S. Peruzzo

Papai investidor, marido, polímata, empreendedor, curioso. Tranquilidade financeira é qualidade de vida.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s