Quais seus objetivos? Quais suas necessidades pessoais?
Cada um de nós tem particularidades que devem ser levadas em conta em nossos planos de longo prazo. Investir para formar patrimônio e atingir a independência financeira ou a aposentadoria precoce é um plano de longo prazo. Devemos pensar profundamente sobre o que queremos atingir, mas ao mesmo tempo devemos pensar também em que prazo desejamos isso e que caminho desejamos trilhar até lá.
Meu plano pessoal de investimentos é relativamente simples. Acredito que a simplicidade nos leva a boas escolhas. Não acredito em investir em coisas que não compreendo. Todo o dinheiro que ganho é alocado seguindo alguns poucos princípios básicos. Quando eu respeito esses princípios as coisas vão bem. Quando extrapolo (não sou perfeito), esses deslizes costumam cobrar seu preço.
O plano visa me dar as coisas que preciso, nesta ordem:
- Segurança
- Tranquilidade
- Conforto
- Liberdade
- Luxo
Note a ordem em que listei os objetivos acima. Esta ordem faz toda a diferença em relação aos resultados que você pode obter na vida através do gerenciamento do dinheiro que você ganha com seu trabalho e esforço diário.
Esta ordem representa o que funciona para mim. Suas escolhas podem ser diferentes, e neste caso, você deve desenhar seu plano de acordo. Vou explicar os motivos de eu ter escolhido estes objetivos, o que cada um representa, e porque os coloquei nesta ordem específica.