Sobre a inveja

Você inveja a aparência de outra pessoa?

Você inveja o trabalho de alguém?

Você inveja o dinheiro que ela tem?

Inveja a vida familiar que ela compartilha nas redes sociais?

Um exercício interessante a se fazer quando invejamos alguém é nos perguntar se trocaríamos de vida integralmente com essa pessoa. Porque os resultados são consequencia das ações, uma coisa não vem sem a outra. Sim, pode haver diferentes caminhos para um mesmo fim, mas o fim que invejamos naquela pessoa específica foi atingido com o caminho que ela trilhou.

Você inveja o carro esportivo importado que aquele advogado possui? Legal. E inveja o fato dele ter sofrido um infarto com pouco mais de 40 anos de idade, por stress, excesso de trabalho e sonos mal dormidos devido ao excesso de café todos os dias? Inveja o fato dele ver os próprios filhos apenas uma hora por dia, as vezes nem isso, porque já estão dormindo quando chega tarde em casa?

Você inveja a bolsa Chanel da sua amiga? E inveja também o casamento desfeito dela? O que uma coisa tem a ver com a outra? Nada, mas daquela amiga específica é assim a vida. Inveja as coisas que aquela atriz famosa mostra em suas entrevistas? E a depressão que a acompanha desde a adolescência, da qual ela também fala nas mesmas entrevistas?

Você quer o resultado, mas está disposto a pagar o preço? As vezes o preço foi pago com enorme antecedência. A conquista da fortuna por quem viveu anos na miséria, por exemplo. Aquela formação pode ter dado o empurrão de vontade acima da média para terem conquistado os resultados fora de série. Você trocaria sua vida confortável na infância, com familia amorosa, por pancadas e fome, se o resultado final fosse diferente para você agora?

Invejar algo é inútil, cada um de nós tem seu próprio caminho. Não temos como trocar de vida com alguém, e se isso fosse possível, a maioria não trocaria mesmo assim.

Agora, se você realmente deseja obter resultados parecidos com os de outras pessoas que você não inveja, mas sim admira, vai lá! Estuda o que essa pessoa fez para chegar lá e dedique sua energia para conquistar o que você deseja também.

Autor: Fabricio S. Peruzzo

Papai investidor, marido, polímata, empreendedor, curioso. Tranquilidade financeira é qualidade de vida.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s