Não precisa saber muito.
Para investir bem, você não precisa saber muito. O suficiente, aplicado com regularidade, bate de longe o sofisticado feito esporadicamente.
- Pague a si mesmo primeiro: assim que fizer qualquer dinheiro, separe uma parte para investir para longo prazo, para seu futuro. Ao menos 10%, melhor 20%. De TODO dinheiro que fizer. Acho o termo americano, “make money” muito mais adulto do que “ganhar dinheiro”. Quem ganha dinheiro é criança, “ganhou umas moedas do vô.”
- Tenha uma reserva de emergência: no mínimo três meses de seu custo de vida. Melhor seis meses. Melhor ainda um ano. Problemas acontecem, veja o que está sendo estes dois últimos anos. Venda coisas que não usa mais para conseguir isso mais rápido. O objetivo deste dinheiro não é crescer rápido, é estar disponível com liquidez imediata e evitar perder para a inflação. Lembre de só aumentar seu custo de vida depois de aumentar esta reserva de maneira a manter o tempo de segurança.
- Invista de forma passiva: você não é um gênio do mercado. Se a maioria dos investidores profissionais não consegue bater a média do mercado, controle seu ego e invista no mercado todo.
- Abra conta em uma corretora separada do seu banco: dinheiro na mão é vendaval. Invista seu dinheiro em um local que não esteja sempre à vista ou à disposição imediatamente. A hora de ver como estão seus investimentos é no momento de investir mais no início de cada mês.
- Divida seus investimentos em duas partes, uma mais arrojada e uma mais conservadora. Use a regra do 100. Diminua sua idade de 100 e invista este percentual de forma arrojada. Por exemplo, se você tem 20 anos, invista 80% de forma arrojada e 20% de maneira mais conservadora.
- Não venda seus investimentos em construção. Para manter o percentual equilibrado, faça novos aportes na parte que está ficando para trás. Seguindo o exemplo acima, se você estiver com 25% na parte conservadora dos investimentos em vez dos 20% que a fórmula indicou, faça o aporte na parte arrojada para buscar o equilíbrio.
Deseja ficar acima da média, me chama que te ajudo.