
O espelho mostra. Os filhos crescem.
Poderia dizer que o corpo sente, mas a verdade é que estou melhor hoje do que há alguns anos. Uma boa dieta e o levantamento regular de criança faz maravilhas.
Os olhos já não são mais os mesmos. Sem óculos borra o longe, com óculos borra o perto. O braço fica curto para segurar o celular, mas como não uso óculos mesmo, acaba não fazendo tanta diferença. Dá para notar mais dirigindo à noite, quando o óculos ajuda muito, mas se precisasse usar o celular para ver algum mapa, só se ele estivesse mais longe do que permite o painel do carro. Onde mais sinto é escrevendo ou desenhando. A folha tem que ficar um pouco mais longe do que seria a distância normal. Um dia chega a vez da lente multifocal, a tecnologia nos leva longe, mas ainda não é a hora.
O cabelo cair não é problema, a esposa prefere curto. E o grisalho que cada vez fica mais presente é só charme mesmo.
Esses dias uma amiga falava por aqui sobre a dificuldade de algumas pessoas em se aceitar como são e de como os filtros que mudam os traços faciais podem levá-las a buscar um ideal impossível. E aí vemos cirurgias e mais cirurgias tentando buscar uma pseudo perfeição que não existe no mundo real. Desse mal não sofro. Em parte por realmente não me incomodar tanto assim com a maioria das coisas, mas em parte também por morrer de medo de cirurgias, bisturis e quaisquer procedimentos que não os estritamente necessários para a saúde física. A saúde mental, prefiro tratar de maneiras menos invasivas. Também não tenho nada contra quem queira fazer, claro. Cada um sabe de si, não sou fiscal do corpo alheio.
Enfim, o tempo passa, mas não tenho tempo nem motivos para reclamar. As rugas não são de preocupação, mas de experiência. O espírito continua jovem e por enquanto o corpo ainda acompanha.
E para quem me lê esperando que fale de finanças pessoais, lembre que o tempo passa também para seu dinheiro. Escolha um investimento que use o tempo a seu favor, fazendo seu patrimônio crescer. A mágica dos juros compostos é sensacional neste ponto.