Cresça de dentro para fora

Quando você está começando a investir, juntar até mesmo o mínimo necessário para uma reserva de emergência pode ser difícil, pode levar um bom tempo. Se você separar 10% do que ganha para formar esta reserva, ao longo de um ano você terá juntado apenas o valor de pouco mais que um mês de salário. Para chegar ao equivalente a seis meses ou até um ano de salário, levará vários anos.

Infelizmente, não há mágica. Você pode acelerar a formação de sua reserva de segurança planejando não depender do décimo terceiro salário para pagar suas contas e investir esse valor de uma só vez com este objetivo, ou destinar à reserva qualquer prêmio, bônus ou valor que ganhe inesperadamente.

Outra forma de atingir mais rapidamente o valor necessário para sua reserva de segurança é realizar pequenos trabalhos extras, em sua área ou em outras áreas onde você tenha as habilidades necessárias, direcionando todos os ganhos para este fim.

O importante aqui é notar que se você não tem ao menos esta reserva de segurança, perder tempo buscando investimentos que rendam mais é exatamente isso, perda de tempo.

Se a quantia que você tem para investir é muito pequena, um pequeno percentual a mais de rendimento sobre esse valor minúsculo significa um lucro extra na casa dos centavos.

Antes de conseguir juntar uma quantia considerável, use seu tempo para o auto-aperfeiçoamento, busque novos conhecimentos, se torne um funcionário melhor, aprenda uma função que remunere melhor.

Não há investimento melhor do que o investimento que nos permita ganhar mais do que já ganhamos com nosso trabalho. O melhor investimento sempre é o investimento em você mesmo. Ganhar mais ao longo dos próximos anos sempre lhe trará resultados muito melhores do que o melhor dos investimentos lhe possibilitaria.

Faça cursos e especializações, assista palestras, leia livros, viaje…

Cresça de dentro para fora.

Autor: Fabricio S. Peruzzo

Papai investidor, marido, polímata, empreendedor, curioso. Tranquilidade financeira é qualidade de vida.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s