Luxo

O luxo é relativo ao padrão de vida de uma pessoa. Conheço pessoas que ganham dinheiro suficiente para dirigir BMW e Harley-Davidson totalmente quitadas, sem comprometer a segurança e a tranquilidade já conquistadas. E conheço pessoas que fazem o mesmo financiando esses sonhos. Para os primeiros isso não é luxo, é conforto. Para os outros é luxo. Não sou contra as pessoas fazerem esforços extras para alcançar seus luxos. O que não compreendo é que façam isso antes de garantir o essencial. Enfim, é meu pensamento, cada um é livre para ter o seu.

Minha concepção de luxo é o supérfluo. É o extra. Para quem tem condições de comprar um bom relógio e deseja o melhor, algo que lhe traga não apenas a função de ver as horas, mas também o apelo emocional de saber estar usando algo fora de série, um Rolex seria um conforto. Traz um benefício real para seu proprietário. Já colecionar relógios, extrapola a função. É um luxo.

Meu luxo pessoal, por exemplo, são máquinas fotográficas e equipamentos eletrônicos. Então tenho mais e melhores máquinas fotográficas do que o necessário. Mas só as adquiri depois de garantir os ítens anteriores de segurança, tranquilidade, conforto e liberdade.

O mesmo vale para o carro. Para mim um carro é como um martelo, uma ferramenta que resolve um problema, no caso, me levar de um lado para o outro de forma um pouco mais prática e confortável do que com o transporte público. Não é necessário para mim um carro maior, mais caro e mais potente para andar no dia a dia da cidade, mas é um conforto que posso me dar, depois de ter atingido um nível de liberdade que me permita isso sem precisar abrir mão desta liberdade.

Faz sentido para você? Qual sua opinião sobre o assunto?

Autor: Fabricio S. Peruzzo

Papai investidor, marido, polímata, empreendedor, curioso. Tranquilidade financeira é qualidade de vida.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s