Reserva de emergência

Uma das formas mais efetivas de obter tranquilidade é através da formação de uma reserva de emergência.

A reserva de emergência também costuma ser chamada de Colchão de Liquidez.

Lembro de quando era adolescente ouvir meu pai dizendo: “Quem tem um colchão de segurança nunca passa trabalho na vida.” Isso me marcou forte, porque nas piores situações, nos momentos mais dramáticos, o colchão de segurança sempre esteve lá cumprindo sua função e segurando as pontas até os problemas estarem resolvidos.

O objetivo deste valor, que pode ser entre três a doze meses do seu custo de vida, dependendo de sua empregabilidade ou segurança no emprego, é simplesmente estar lá disponível para uma emergência, como diz o nome. Para este dinheiro é importante ele nunca ter rentabilidade negativa e possuir altíssima liquidez. Vale até deixar o dinheiro na conta corrente, se a inflação não for tão alta.

Imagine a situação de perder o emprego, quanto tempo você levaria para conseguir outro que lhe pague mais ou menos o mesmo que costumava ganhar? Ou uma doença que exija seu afastamento do trabalho, por quanto tempo você poderia manter as contas em dia sem receber seus pagamentos mensais? Isso pensando que você tem um bom plano de saúde, se não tiver, quanto custaria o tratamento?

Para esta reserva de emergência, então, você deverá contar com um investimento como um bom fundo de renda fixa com liquidez diária e baixa taxa de administração ou uma aplicação no Tesouro Selic, onde o dinheiro cai na sua conta no dia seguinte ao resgate. Já um CDB com prazo de dois anos onde você perde todo o rendimento se sair antes, não é boa opção.

Sugiro um fundo sem baixa automática para conta corrente ou até mesmo em um banco diferente do que usamos para o dia a dia. Assim, podemos pensar se é mesmo uma emergência o motivo de precisar do dinheiro e evitamos usar a reserva de emergência para fins menos nobres, como comprar algo antes de termos o dinheiro para isso.

Autor: Fabricio S. Peruzzo

Papai investidor, marido, polímata, empreendedor, curioso. Tranquilidade financeira é qualidade de vida.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s