Independência financeira

Independência financeira.

A primeira coisa que precisamos saber para atingir a independência financeira é definir exatamente o que significam estas palavras.

Independência financeira significa possuir fontes de renda garantidas que permitam a manutenção do nosso estilo de vida, por tempo ilimitado, independente da capacidade de trabalhar ou gerar renda de outras maneiras.

Algumas formas de independência financeira que todos conhecemos são os imóveis de aluguel, aplicações financeiras que rendam juros mensais ou pagamento de dividendos, fundos de previdência e até mesmo o pagamento mensal da aposentadoria oficial do país.

O caminho para a independência financeira passa, com frequência, pela criação de patrimônio. Geralmente associamos independência financeira com riqueza, mas como dito antes, o cheque da aposentadoria do INSS pode ser considerado independência financeira, se for um valor suficiente para manter nosso padrão de vida. É claro que sabendo qual é o teto da aposentadoria do INSS, imagino que você deseje bem mais que isso.

A independência financeira que conseguimos antes de nos aposentar oficialmente pelo INSS, que nos garante a manutenção do padrão de vida sem depender de mais ninguém, inclusive do governo, passa necessariamente pelos investimentos para formação de patrimônio.

Somente nós podemos tomar a decisão de investir para garantir nossa aposentadoria nos termos que desejarmos. O teto, quem estabelece somos nós.

Pense nisso e comece imediatamente.

Autor: Fabricio S. Peruzzo

Papai investidor, marido, polímata, empreendedor, curioso. Tranquilidade financeira é qualidade de vida.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s