Você só tem uma vida. Ela pode ser bem longa.

Você só tem uma vida. Ela pode ser bem longa.

Cuide-se. Quando somos jovens parecemos indestrutíveis. Os riscos não são tão bem mensurados como quando ficamos um pouco mais experientes, mas mesmo depois de um tempo já vivido nessa terra, nem sempre nos damos conta de que os anos estão passando.

As vezes a deterioração do corpo é tão gradual, que parece que continuamos os mesmos. Com um pouco mais de dor aqui, uma certa dificuldade em se dobrar ali, uma perna que dói um pouco mais, uma coluna que já não sustenta tão bem quanto tínhamos lembrança, mas basicamente os mesmos.

Não precisa ser assim.

Alimente-se bem. Eu como carnes, ovos, queijos, algumas frutas. Eventualmente arroz, feijão, pastéis. Não me limito muito, mas tento evitar doces e farináceos. Desde que diminuí drasticamente esses dois ítens da minha dieta, as melhoras foram sensacionais. Se você é vegetariano ou vegano, não posso te ajudar muito nesse quesito, pesquise o que você precisa para manter suas vitaminas e minerais em ordem, mas reforço a questão de reduzir drasticamente o consumo de açúcar e grãos (farináceos) para uma melhora substancial.

Faça exercícios regularmente. Você é seu corpo, seus órgãos, seus músculos. Mantenha-os em movimento, caminhe regularmente, suba e desça escadas (mais suba do que desça, para exercitar mais e evitar lesões). Faça treinos de força, não precisa de academia, horários rígidos nem complicações, alguns apoios, barras e agachamentos já são o suficiente. Procure por videos de exercícios com o peso do próprio corpo e veja o que melhor se adapta.

Cuide da sua mente. Esse é um item mais importante para alguns do que para outros. Tem gente que parece estar sempre bem da cabeça. Para quem não tem essa benção, busque as atividades que lhe tragam o equilíbrio necessário e faça-as com regularidade. Normalmente os exercícios regulares ou uma simples caminhada já são o suficiente, então você ganha dois benefícios em um ao mantê-los. Aqui passeio diariamente com o bebê, ganho triplo.

Você só tem uma vida e ela pode ser bem longa. Faça com que seja também com qualidade.

Autor: Fabricio S. Peruzzo

Papai investidor, marido, polímata, empreendedor, curioso. Tranquilidade financeira é qualidade de vida.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s