Diminua a velocidade

Em vez de colocar uma das milhões de músicas do Spotify, busque aquele CD que você ainda guardou, cate seu CD Player (e torça para ainda estar funcionando) e o escute do início ao fim, como fazia quando o comprou. Se tem a minha idade, faça isso com um LP, se ainda tiver algum por aí. Com a vantagem de poder olhar com atenção ao encarte.

Coloque um filme para assistir. De novo, não no Netflix, com milhares de escolhas, mas um dos DVDs ou fitas VHS que você ainda tenha (ok, mesmo que você tenha um videocassete, ele provavelmente não funcionará mais).

Escreva uma carta para um amigo. Pense em colocar no correio quando puder. Decore o lado de fora do envelope, faça um desenho ilustrando algo que você citou na carta.

Temos tantas opções, que nenhuma serve. Escolher é difícil. Quantas vezes você perdeu um bom tempo apenas escolhendo o que iria assistir quando ligou a Netflix? Quantas vezes hesitou antes de escolher a playlist que iria escutar?

Este não é um texto anti-tecnologia. Não pretendo te fazer cancelar todas as assinaturas dos serviços de streaming, vender seu computador e voltar a cozinhar na fogueira.

Apenas pare um momento de vez em quando, diminua a velocidade e busque aquela atividade que você fazia com prazer no passado, e hoje só faz no automático. Acredito que boa parte desse pessoal que venera LPs, bate fotos com máquinas de filme, escreve na máquina de escrever, não faz essas coisas pelo ato em si, mas sim como uma forma de meditação, de estar presente no momento.

Os atos e rituais necessários para fazer coisas do jeito antigo nos ajudam a prestar atenção no que estamos fazendo. Teclar errado no computador se resolve com uma tecla, na máquina de escrever não. Ser displicente na hora de colocar o LP arranha o disco. O envolvimento nos põe no ritmo adequado para melhor saborear aquele momento.

Diminua a velocidade. E observe melhor a vida maravilhosa que você já tem hoje.

Autor: Fabricio S. Peruzzo

Papai investidor, marido, polímata, empreendedor, curioso. Tranquilidade financeira é qualidade de vida.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s