48

Hoje não vai ter foto de ovo, nem de café.

Hoje não vai ter massa com molho de galinha da mãe, porcaria de COVID que só atrapalha, nem nhoque da Nonna, nem macarrão com furo também dela, mas esses, infelizmente, faz tempo que não tem mais mesmo.

Hoje tem um dia especial em casa com minha família, almoço especial da minha esposa, sobremesa especial, bolo especial, brincadeiras com meus pequenos que crescem tão rápido.

Acordei agradecido. Por mais um dia. Por uma família linda e com saúde. Por ter a geladeira abastecida, um teto para chamar de meu. Por possuir a capacidade de decidir, e com esta, a de produzir e ganhar o pão de cada dia, mesmo que o objetivo final seja reduzir os carboidratos 🙂

48 é quase 50. A vida passa rápido. Viva bem hoje. E amanhã, e depois.

1. Agradeça todos os dias. Com saúde, comida, teto, e capacidade de trabalhar, você tem tudo que precisa, e mais que a grande maioria das pessoas que caminham no nosso planeta. Se pode ler isso, então, ser alfabetizado te coloca em uma classe ainda mais privilegiada. Agradeça. A gratidão é a chave que abre as portas de todas as outras virtudes e é algo que você sempre pode melhorar.

2. Equilibre. Nem só trabalho, nem só diversão. São muitos pratos, faça o melhor que conseguir, procure melhorar todos os dias, mas não se culpe se as vezes parecer difícil. É difícil. E melhora com o tempo.

3. Cresça. Com seus próprios aprendizados. Com seus erros e acertos. Não tenha medo de errar, mas ao notar o erro, peça desculpas, mesmo que a si mesmo, e corrija. Cresça com a experiência dos outros. Amigos, livros, filmes, vale tudo. Muita coisa já foi feita, você não precisa cometer os mesmos erros que outros já cometeram no passado. Aprender com os próprios erros é receita para realmente aprender algo, mas se você conseguir aprender com os erros dos outros, pode evitar muito sofrimento desnecessário.

4. Tenha entusiasmo. Vale mais uns 25 pontos no QI. Uma pessoa entusiasmada com o que faz produz muito mais. Tome cuidado, no entanto, para não ser um “burro ativo.”

5. Monte sua biblioteca. Sobre todos assuntos. Com livros que você já leu e praticamente o definam. Com livros que você não leu e provavelmente não conseguirá ler no tempo que ainda tem de vida. Os livros que ainda não lemos estão lá para nos dar a humildade necessária, no reconhecimento de que não sabemos de tudo. E o ânimo de continuar sempre estudando e aprendendo coisas novas.

6. Não seja o melhor em algo. Seja o único!

7. Todo mundo é tímido. As pessoas estão esperando que você se apresente, esperando seu e-mail, esperando seu convite para um encontro. Vá em frente.

8. Não leve para o lado pessoal se alguém te ignorar. Assuma que são como você: ocupados, distraídos, com outros compromissos. Tente novamente mais tarde. Normalmente temos resposta em uma segunda tentativa.

9. Cultive bons hábitos. O objetivo de um hábito é remover a necessidade de auto-negociação, você simplesmente vai lá e faz.

10. Respeite os horários. Os seus e os dos outros. Chegue 10 minutos antes em um encontro. Preveja como estará o tempo e o trânsito e saia mais cedo se necessário.

11. Um lugar para cada coisa. Cada coisa em seu lugar. Quando você procurar algo em casa e demorar para encontrar, ao terminar de usar não coloque de volta onde encontrou. Coloque no primeiro lugar em que havia procurado.

12. Assuma seus erros. Culpar os outros, as circunstâncias, o que for, não vai te ajudar a melhorar a situação. Assuma o controle de seu destino ao assumir que tudo que acontece contigo é consequência única das tuas decisões pessoais. Para um destino diferente, da próxima vez, escolha outro caminho.

13. Poupar e investir uma parte de tudo que ganhamos são hábitos saudáveis. Pequenos valores investidos de forma automática ao longo de décadas são um caminho seguro para a riqueza.

14. Se você nunca cair, é porque não está crescendo o suficiente.

15. O sucesso é consequência de suas ações. Para ser um escritor, sente em um local confortável e escreva. Todos os dias. Todas semanas. Todos anos. Adapte para sua realidade. Esteja presente diariamente e 99% do trabalho estará encaminhado.

16. Compartilhe. Seu conhecimento. Seu sucesso. Quanto mais você compartilhar, quanto mais der à sociedade, mais ela lhe dará de volta. Quanto mais pessoas você ajudar, mais conseguirá para si. Entender isso é o princípio da sabedoria.

17. Você é o que você faz, não o que fala. Mostre quem você é com suas ações.

18. Como você vive um dia típico, é como você vive a vida.

19. Não há limite para o aperfeiçoamento. Você pode até ter começado com menos que a maioria, mas não há limite de onde pode chegar, o quão alto pode alcançar.

20. Ódio é uma maldição que só prejudica quem odeia, não o objeto do ódio. Se livre do ódio como se fosse um veneno. Ódio é um veneno para suas emoções.

21. Prefira experiências sobre coisas. Adquirir coisas normalmente não traz satisfação profunda, mas viver boas experiências sim. Uma viagem em vez de trocar o carro que ainda dá conta do recado. Um curso em vez de um celular novo. Uma passeio no parque em vez de uma bolsa nova.

22. Da vida não se leva nada, a não ser a vida que se viveu. Viva.

23. Peça desculpas. Rápido. De forma específica. Com sinceridade.

24. Eliminar as tralhas abre espaço para seus verdadeiros tesouros.

25. Seja otimista. Você não precisa ignorar os problemas, basta acreditar na sua capacidade de resolver os mesmos.

26. Não tenha medo de abandonar o que não está funcionando ou o que você mudou de ideia depois de pensar mais a respeito. A vida é muito curta para ficarmos fazendo o que não nos trará os resultados desejados. Largue aquele livro que não está sendo bom. Saia no meio do filme que não gostou. Feche a empresa que não deu certo. Pare de escrever a lista de XX pensamentos dos seus XX anos de vida.

Se quiser uma lista realmente longa de “dicas para a vida”, fique com esta: 300 frases inspiradoras para te fazer crescer profundamente.

Obrigado por ler até aqui e fazer parte da minha vida. De coração. No que puder ajudar, conte comigo.

Autor: Fabricio S. Peruzzo

Papai investidor, marido, polímata, empreendedor, curioso. Tranquilidade financeira é qualidade de vida.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s