Sobre a casa própria

Um imóvel, geralmente, não é o melhor investimento que podemos ter.

Só que a casa própria acaba sendo um dos melhores investimentos das pessoas, na prática. E isso se dá porque em sua maioria, as pessoas mudam de ideia a toda hora, trocando seus investimentos, comprando e vendendo suas ações, decidindo torrar o dinheiro acumulado em uma viagem, em um carro novo, etc. Enquanto a casa ou o apartamento onde moram fica lá, com eles dentro, eventualmente até sendo trocado por um maior quando a família aumenta. Anos e anos mantendo o valor de prover um teto sobre suas cabeças.

O Pedro Cerize fala que comprar um imóvel é antecipar o aluguel até o fim da vida. Nos tira da cabeça a preocupação de ter onde morar. Ter nosso próprio teto ainda evita problemas como ter que precisar se mudar com urgência porque o proprietário de onde alugamos está pedindo o imóvel de volta. Imagine ter que se mudar no meio da pandemia. E se fosse com dois filhos pequenos? Sim, tem gente que diz que é só sair de um e entrar em outro, mas vai procurar imóvel para alugar pra ver se é simples assim.

Tem quem goste de fazer as coisas ficar com sua cara. E aí, vai fazer melhorias no imóvel dos outros, sem poder contar com elas para sí quando se mudar?

O Gustavo Cerbasi fala muito das vantagens do aluguel no início da vida adulta, fase onde podemos ter mudanças de emprego, melhorias ao mudar de cidade. Um imóvel próprio poderia funcionar como uma âncora nesses casos, nos impedindo de voar livres para ares melhores. Concordo com essa ideia também, mas ela tem prazo de validade.

Quando encontrar sua situação ideal, foque nela. Trocar de imóvel tem custos altos, impostos, taxas, cartórios, registros. Evite pular de galho em galho, pense nas suas necessidades de uns anos à frente. Se planeja ter filhos e ainda não os tem, pense em já procurar um imóvel que comporte a família extendida.

Não diretamente relacionado ao assunto, procure morar perto do trabalho. Um dos maiores fatores de stress das pessoas é o desgaste diário do vai e volta do serviço. Corte este ao máximo.

Tenha seu próprio lar.

E já sabe, se precisar de ajuda, entre em contato. Vai ser um prazer ajudar.

Autor: Fabricio S. Peruzzo

Papai investidor, marido, polímata, empreendedor, curioso. Tranquilidade financeira é qualidade de vida.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s