Construindo sobre os ombros de gigantes

Sempre foi mais ou menos assim. As pessoas inventam coisas novas normalmente melhorando alguns aspectos de algo que já existia.

Hoje pela manhã vi um filme dos Irmãos Lumiere (https://twitter.com/mikewarburton/status/1370324649695981570?s=21) mostrando a chegada de um trem na estação em 1896, colorizado recentemente. Podia falar aqui do processo de colorização que tornou ainda melhor o filme, mas não foi isso que o filme me lembrou.

Me dei conta, neste momento, que enquanto estavam inventando o processo de filmagem que tanto nos entretém hoje em dia, os irmãos Lumiere não precisavam apenas se envolver com os aspectos físicos e químicos do que estavam inventando, mas ainda com banalidades práticas como o tripé que seguraria a câmera filmadora deles. E mais, a estranheza que tal objeto representaria aos passageiros que desembarcavam do trem naquele dia.

Claro que sempre pode aparecer um espertinho dizendo que já existia a fotografia antes da filmagem, então eu já desarmo esses transferindo para primeira foto a preocupação com o tripé. Esse filme foi só o que me despertou para o fato.

Em 1996 montei um dos primeiros provedores de acesso à Internet (na época se escrevia assim, inicial em maiúscula) sobre os ombros dos gigantes que vieram antes de mim. O protocolo HTML, o primeiro navegador, tudo isso foi construído sobre uma internet que já existia.

Era isso o texto de hoje. Queria apenas celebrar aqueles que vieram antes de nós e, com suas invenções maravilhosas, com seus esforços em épocas de muito maiores dificuldades, construíram as bases para o mundo em que vivemos hoje.

Autor: Fabricio S. Peruzzo

Papai investidor, marido, polímata, empreendedor, curioso. Tranquilidade financeira é qualidade de vida.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s