O Brasil é o país do futuro, e agora este futuro parece tenebroso.

A triste realidade que vivemos neste momento. Publico em meu site para ter registrado aqui em que ponto chegamos em nosso país.

ALERTA DE TEXTÃO QUE VALE CADA MINUTO DE LEITURA!

Por Luiz Henrique Melo, médico infectologista de SC.

“Refleti muito antes de escrever esse texto, podem acreditar. O fato é que com a progressão da contaminação da Covid-19 e suas variantes (cada vez mais contagiosas e letais, para jovens inclusive) o sistema de saúde está colapsando e senti a necessidade de manifestar algumas das minhas constatações.

A primeira é que, passado um ano da tragédia na Itália, parece que não aprendemos nada. Nem a tragédia em Manaus nos ensinou alguma coisa.

A segunda é que, com o aumento do número de contaminados e falta de UTIs, o vírus se tornou “democrático”. Não importa mais se você é pobre ou rico, não vai ter UTI.

A terceira é que alguns juízes, que seguem dando liminares bumerangue contra as medidas de contenção, ignorando que, se e quando eles, ou algum familiar seu contrair o vírus e vir a precisar de uma UTI, a liminar concedida se voltará contra eles.

A quarta constatação é que, passado um ano e dezenas de pesquisas sérias, ainda tem gente que acredita que remédio contra piolho, lombriga e malária serve pra matar o coronavírus. Pior ainda, tem médicos estimulando sua utilização e, muitos deles, ostentando que não perderam nenhum paciente após usar o tratamento precoce. Na verdade apenas enxergam os casos que não complicam, pois, quando os pacientes agravam, não voltam pra eles no consultório de onde alardeiam suas pajelanças. Morrem no hospital, e quem assina o atestado de óbito é um profissional da saúde exausto, desesperançado e de saco cheio da politização do tratamento. Não existe tratamento precoce, ponha na sua cabeça. O que existe é equipe preparada com condições de atender e salvar vidas quando a doença complica. Acontece que agora as condições estão indo pras cucuias.

A última constatação: lockdown não funciona no Brasil, é fato. Não funciona no Brasil, porque criamos o “lockdown jabuticaba” (só existe aqui). É parcial, sempre existe um jeitinho de burlá-lo, uma falta de consciência em evitar aglomerações, em deixar de lado as coisas que gostamos de fazer mas o momento não permite. Sem disciplina, lockdown é piada. Aliás, se tivéssemos disciplina, não precisariamos de lockdown. Paradoxal isso.

Não esqueci dos espertinhos e sabidões também. Eles são os Talibans biológicos. O vírus se aproveita deles para se multiplicar e atingir não só eles, mas todos ao seu redor. Sim, espertinhos e sabidões são egoístas, não têm empatia nem solidariedade.

Lembra que, no começo da pandemia, muita gente compartilhou uma lista de doenças que matavam mais que a Covid ? Só pararam quando a realidade se impôs. Mas seguem soltando outras fake news, um vírus tão ruim quanto o corona. Aliás, o corona adora fake news. Elas criam o ambiente perfeito para ele se reproduzir.

O Brasil virou um covidário. Nossa incapacidade em entender e seguir a ciência, está fazendo o vírus mutar e se transformar em um agente cada vez mais perigoso e mortal. Vamos virar párias internacionais, um laboratório gigante de um darwinismo distópico.

E há as mortes, que vão aumentar muito, e não será só pela Covid-19 não. Isto não é pessimismo nem alarmismo, é mais pura realidade. Com o colapso do sistema de saúde, se por azar você tiver qualquer doença ou trauma que tenha tratamento mas exija atendimento em terapia intensiva será improvável encontrar uma vaga. Bem-vindo à Idade Média.

E para os incautos que pedem mais UTIs e hospitais de campanha, é importante lembrar que não tem mais profissionais de saúde e com saúde, para atuar nesses lugares. Pode criar mais 5000 leitos de UTI. Não tem quem ” toque o lodjinha”, talkey ?

E o pior ainda vem por aí. Já sabemos que a mutação brasileira aumenta a possibilidade de reinfecção e a comunidade científica está temendo que escape também da vacina. Esse é o covidário Brasil.
Isso tudo que falei está todos os dias na internet, nos jornais e na realidade de muitas pessoas que estão vivendo, sofrendo e morrendo na pandemia. Mas os espertinhos e sabidões, os cientistas do Facebook, os entendidos do whatsapp, os lacradores do Instagram, esses só vão cair na real quando um parente seu morrer dentro de casa, sem ar, mas com o bucho cheio de azitromicina, cloroquina, ivermectina e vitaminas de A a Z.

Hoje, o Brasil tem 10 milhões de casos confirmados e 250 mil mortes. Os EUA tem 30 milhões de casos e 600 mil óbitos. Faça uma continha básica e verá que o Covid aqui está matando mais que lá com um agravante: aqui a vacinação está em passos de cágado, enquanto lá, de trem-bala. E ainda nem chegamos perto do fundo do poço.

Desde a minha infância, aprendi que o Brasil é o país do futuro, e agora este futuro parece tenebroso, pois ainda teremos muitos dias tristes e sombrios. E estamos fazendo por merecê-los. Imagino como estaríamos se o brasileiro não fosse um povo cordial e solidário.”

Autor: Fabricio S. Peruzzo

Papai investidor, marido, polímata, empreendedor, curioso. Tranquilidade financeira é qualidade de vida.

2 comentários em “O Brasil é o país do futuro, e agora este futuro parece tenebroso.”

  1. Bom dia. Não concordo com boa parte do seu texto. Eu trabalho dentro de um hospital ref. De covid do estado de MG. Eu peguei covid em dezembro e minha esposa tb. Acontece que essa doença tem consequências diferentes em cada paciente. Eu por ex. Vinha tomando tds os cuidados pra não contrair a doença. Mas aqui no hospital novembro, Dez e Jan, tivemos um alto índice de contaminação dos profissionais de saúde. Agora fim de fevereiro tivemos nova alta de contaminados pacientes. Entretanto, eu vinha tomando suplementos como vit. C, D3, zinco etc.. Quando meu colega de trabalho começou a passar mal, eu tomei a ivermectina por 3 dias e azitromicina para não gerar pneumonia, e tive sintomas leves. Meu colega que é mais obeso, teve 50% do pulmão contamunado, mas conseguiu sair vitorioso. A diferença foi que ele estava com as suas vitaminas corporais baixas o que gerou imunidade baixa. No meu caso estava alta. Então, cada caso é um caso e, digo pra você que a ciência não sabe td. A culpa não é só falta de uti. Até porque aqui com 20 leitos sempre esteve trabalhando com 80% cheio. Não existe uti vazia. O custo dela é caro. Por isso fecham leitos. O que precisa ser feito é testagem em massa e dando os positivos, comecem a tomar as medicações que os médicos prescrevem. Com isso vc vai diminuir as internações, o que alivia o sistema de saúde.
    Agora é fato, obesidade e covid são misturas que estão gerando muitos óbitos.
    Assim, governos estaduais e prefeitos que não buscarem testagem e ação no início da contaminação, vão sofrer as mortes dos seus eleitores.
    Espero ter dado um ponto de vista de dentro de um hospital geral com média mensal de 400 internações, em todos os problemas de saúde. Sendo ainda referência em HIV e Tuberculose. Que tem matado mais pessoas que o covid, mas ninguém divilga esses dados.
    Grato
    Jader

    Curtir

    1. Agradeço tua contribuição, Jader. Tem pontos importantes no teu comentário. O texto não é meu, foi pego na internet, de um médico de SC. Agora escrevo do ponto de vista leigo, mas em cima do que escreveste como profissional.

      Acredito que estar com as vitaminas e minerais em bons níveis possa fazer alguma diferença na gravidade da doença. Também concordo (de novo, como leigo) no ponto em que citas ter tomado os remédios para evitar uma possível pneumonia, mas me parece que o texto fala do uso indiscriminado desses remédios como prevenção, quando sabemos que não tem este fim, mas sim, tratar possíveis complicações antes que aconteçam. Cito o exemplo de alguns amigos daqui, que por “estarem tomando o kit,” se acham invencíveis e se expõe a todo tipo de riscos, expondo não apenas a si mesmos, mas também as pessoas vulneráveis com quem tem contato.

      Mais uma vez, agradeço não apenas a tua contribuição aqui, mas a contribuição muito maior que prestas através da profissão que escolheste. Muito obrigado.

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s