Plante árvores

Plante árvores.

“Aquele que planta árvores sabendo que nunca se sentará à sombra delas, começou a entender o sentido da vida.”

Há muitas maneiras de compreender essa frase. Cada um tem sua história de vida. Cada um entende uma mesma frase de maneiras diferentes.

Quem é pai pode estar se preparando para ajudar os filhos. Fazer o pé de meia para pagar uma faculdade, para uma viagem longa ao exterior para conhecer outras realidades, para proporcionar um carro ou apartamento, ou ambos, para quem os filhos possam começar a vida adulta com uma preocupação a menos nas costas.

Se começar uma empresa do zero já é complicado, imagina fazer isso tendo que se preocupar em garantir o pagamento de aluguel ou financiamento junto. Quantos futuros empreendedores não ousaram seguir este caminho por precisar garantir um salário mensal para ter onde morar? É só um exemplo, mas pode ser extrapolado para muitas outras situações.

Claro que o oposto sempre acontecer. A pessoa passou tanto aperto na infância, que tem uma coragem e resiliência tais que permitem que ela supere todas essas adversidades e obtenha muito mais sucesso em determinado empreendimento. Silvio Santos, Ícaro de Carvalho, Flávio Augusto, Geraldo Rufino…

Eu tento ver a frase inicial com olhos mais abertos. Penso no ideia de “fazer o bem, não importa a quem.”

Penso em todas as pequenas e grandes coisas que podem beneficiar as pessoas em geral, mesmo que não nós diretamente. Devolver o carrinho do supermercado ao lugar. Ajudar alguém a atravessar a rua. Dar a vez no trânsito para um carro aguardando no cruzamento.

O mundo se torna um pouco melhor quando o olhamos com olhos mais amorosos. Hoje, guarde o pensamento de o que você pode fazer por si mesmo e leve para a rua a ideia de o que posso fazer para deixar o mundo um pouco melhor.

No final, não sentaremos à sombra da árvore que plantamos, mas o simples cuidado dispensado a ela ao longo dos anos terá tornado toda nossa jornada muito mais agradável e feliz.

Autor: Fabricio S. Peruzzo

Papai investidor, marido, polímata, empreendedor, curioso. Tranquilidade financeira é qualidade de vida.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s