Quanto você deve investir em Bitcoins ou outras criptomoedas?

Uma das perguntas que mais costumo receber nestes dias que me alçaram a especialista em criptomoedas é sobre que valor investir em Bitcoins, Ethereums, Litecoins ou outras criptomoedas.

Invista um valor que você esteja disposto a perder.

Esta é a resposta para quem pensa nas criptomoedas como uma aposta, mas não em uma aposta de que elas vão valorizar, simplesmente, mas sim, na aposta de que as criptomoedas sejam uma revolução monetária.

Eu acredito que a tecnologia do blockchain e as criptomoedas são uma verdadeira revolução, e como já fizeram antes a revolução da internet, a revolução dos computadores, e a revolução industrial, esta revolução que está acontecendo bem debaixo de nossos narizes irá mudar a forma como fazemos transações financeiras no planeta. Além, claro, de outros usos que sequer conseguimos imaginar atualmente.

Se fosse para indicar um percentual de investimento sobre uma carteira de investimentos, um número que me parece interessante seria de 1% sobre tudo o que você tem investido. Isso inclui contas bancárias, fundos de investimento, imóveis (não incluída aqui sua casa própria), ações, etc. Um percentual desses é algo que se perdido integralmente, ou seja, se as moedas digitais simplesmente desaparecerem do dia para noite, seria uma perda ruim, como é toda perda, mas não impactaria realmente no seu futuro. Se você tem R$ 100.000 investidos, perder R$ 1.000 lhe deixaria falido?

Para aqueles que acreditam que as criptomoedas podem ser o início de uma revolução tecnológica, como eu acredito, sugiro uma alocação um pouco mais efetiva. Ainda assim, devido aos altos riscos de tentar prever o futuro, ainda pequena em relação ao seu patrimônio total de investimentos. Entre 1% a 5% me parece uma alocação ponderada.

O Bitcoin não para de subir! Posso colocar 10% nisso? 20%? 30%?

Você pode fazer o que quiser. É a única pessoa que decide sobre seu dinheiro. Pessoalmente, apesar de achar que isto tudo seja, sim, uma revolução, limito meus investimentos a um teto de 5% no máximo, simplesmente porque minha bola de cristal quebrou lá em 2001, quando perdi todos meus investimentos em ações quando em sequência tivemos o estouro da bolha das pontocom e a queda das torres gêmeas em NY. A regra do jogo dos investimentos é bastante simples: você precisa estar vivo para continuar no jogo.

Não tenho investimentos relevantes, quanto posso investir nisso?

Nunca canso de escrever uma frase que meu pai sempre falava quando era pequeno, e que justamente por isso, repetição continuada desde muito cedo, ficou na minha cabeça:

Quem tem um colchão de segurança, nunca passa trabalho (aperto) na vida.

Eu acredito que todos, sem excessão, devem possuir uma reserva de, no mínimo, três meses de suas despesas correntes. Seis meses ou um ano de reserva seria ainda melhor, mas isso pode variar de acordo com sua estabilidade no emprego e seu nível de empregabilidade.

Mesmo que você não possua realmente nada de investimentos (sério? E vai começar justo com um dos mais especulativos e arriscados?) acho que você pode investir em Bitcoins. E se fosse para dar uma sugestão de valor, diria que um salário, seria o limite ideal. Penso nisto da seguinte forma: se perder o salário de um mês, seria muito ruim, mas daria para continuar a vida. Se por outro lado esse investimento dobrar, triplicar, multiplicar por 10, 100 ou 1000, poderia viver diversos meses com os lucros, sem precisar trabalhar.

Quanto essas moedas podem valorizar ainda?

Não faço a menor idéia. Menos de 1% das pessoas possuem Bitcoins. Se isto se tornar mainstream, ou seja, se virar realmente uma moeda do dia a dia, os investidores de hoje podem se tornar os milionários de amanhã. Alguns investidores profissionais dizem que o Bitcoin poderia valor 1 milhão de dólares no futuro. Hoje vale 4700 dólares.

Não deixe que as dúvidas e a falta de conhecimento o impeçam de molhar os pés neste mundo novo. Se suas dúvidas se resumem a como operacionalizar esse investimento, posso te ajudar.

A situação é simples. Faça sua aposta. Invista um valor que não lhe cause desconforto muito grande se por acaso for perdido. E prepare-se se os prognósticos de quem conhece este assunto e já lucrou muito até agora estiverem certos. Sua fortuna pode estar a poucos anos de distância. Só depende de você dar os passos necessários.

Mais uma vez, fico disponível para auxiliar pessoalmente um a um. Dado o limite de tempo que tenho disponível, entre em contato para agendar um horário e veremos o que dá para fazer. Em uma hora conseguimos cobrir o conhecimento básico necessário para realizar a compra de Bitcoins aqui no Brasil, entender o funcionamento das empresas envolvidas nesta transação, aprender como armazenar suas moedas digitais em uma carteira eletrônica diretamente no seu computador ou telefone celular (de forma provisória), como fazer pagamentos (minha hora técnica será paga nesta ocasião, diretamente em Bitcoins), e finalmente como armazenar seus Bitcoins em uma “carteira de papel” bem mais segura do que as carteiras acessíveis pela internet.

E não se preocupe com os termos acima que não foram compreendidos, vou explicá-los um a um na nossa consulta.

Boa fortuna para você.

Letras miúdas, não tão miúdas:

Como já escrevi acima, investir em Bitcoins é uma coisa nova, sem nenhuma garantia de que vá trazer lucros, e que pode inclusive implicar na PERDA TOTAL DO VALOR INVESTIDO, seja porque este mercado deixe de existir do dia para noite, seja por erros no uso ou manuseio de seus recursos digitais ou perda de senhas de acesso, ou por qualquer outro motivo não previsto aqui. Só invista se estiver consciente disso. Não me responsabilizo por suas decisões. Lembre-se de que se “você é o seu próprio banco,” isso significa que você é o responsável por proteger seu dinheiro.

Autor: Fabricio S. Peruzzo

Pai, marido, polímata, empreendedor serial, curioso.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s