Temos todos que usar óculos

A internet nos trouxe muita coisa boa. Devo a ela todos os meus negócios dos últimos anos, foi com ela que comecei ao abrir minha primeira empresa de acesso discado à rede e é com ela que explico o investimento em imóveis e em consórcios e ajudo cada vez mais pessoas a investir junto aos meus empreendimentos.

Outra coisa interessante que a internet proporcionou, é o acesso fácil a uma vitrine fantástica. Hoje, qualquer pessoa pode ter sua própria editora jornalística, sua estação de rádio, sua emissora de TV. Claro que não a versão anterior que estamos acostumados, mas a versão online de cada uma dessas formas de mídia. Só que ao mesmo tempo em que isso é fantástico, pois permite a quem antes não teria voz poder se manifestar, também gera certos problemas enquanto nos adaptamos às mudanças que estas facilidades implicam.

Pessoas sem qualquer conhecimento distribuem suas opiniões livremente com toda a facilidade. Antigamente não teriam acesso à palavra. Se por um lado isso é bom no caso das informações corretas, no caso das erradas é uma tragédia.

Quem lê, em sua maioria, ainda está em um período de transição. Muitas pessoas não sabem das facilidades de publicação na internet. Assumem que quem escreve, independente de sua formação ou conhecimento prático, tem valor e conhecimento real. Tomam meras opiniões baseadas em achismos, como verdade absoluta, afinal, está lá, escrito, na internet.

Ao ler, ouvir, ver, devemos sempre nos lembrar de perguntar aquelas questões básicas: quem é o autor? O que ele sabe realmente sobre o assunto que está tratando? Tem experiência prática, teórica ou nenhuma das duas?

Antes de aceitar qualquer opinião como verdadeira, temos que pôr nossos óculos de internet e ativar o cérebro. Esquecendo disto, corremos o sério risco de comprar gato por lebre.

Autor: Fabricio S. Peruzzo

Pai, marido, polímata, empreendedor, curioso. Tranquilidade financeira é qualidade de vida.

2 comentários em “Temos todos que usar óculos”

  1. Ultimamente tenho pensado no risco q essas informacoes trazem para a sociedade.Todos sao especialistas e ditam regras,sendo as que mais me irritam as que tem relacao com nossas escolhas pessoais ou aqueles que julgam como se tivessem sabedoria para isso.A palavra escrita tem muito poder,e poder na mão da pessoa errada dá m…

    Curtir

  2. Adorei teu texto, concordo e gênero, número e grau!
    Isso é extremamente verdade quando relacionado ao ramo da moda.
    Moda está na moda, e todo mundo tem um blog, todo mundo “entende” de moda, e as pessoas acabam caindo em vários “contos do Vigário”.
    E parece que para se mostrar inteligente é preciso Criticar. Todo mundo critica tudo e acabam sendo “seguidas” por causa disso.
    Mas o que as pessoas não percebem é que muito dessas críticas não possuem nenhum embasamento (teórico, científico, experiencial); são meras opiniões pessoais sem nenhum requinte de conhecimento.
    Está na hora de criar um comportamento virtual mais inteligente; aprender a filtrar o que realmente “presta” e limpar nossas redes sociais do lixo ideológico sem fundamento e das mensagens cheias de textos, mas sem nenhum conteúdo.

    Curtir

Os comentários estão encerrados.