Doe sangue. Não custa nada, é simples rápido e não dói.

O sangue que corre em nossas veias é um bem precioso. Nas pessoas saudáveis, podemos tirar um pouco de tempos em tempos e logo nosso corpo repõe a quantidade retirada. Porém nem tudo é perfeito, algumas pessoas podem ter problemas em manter o sangue assim, sempre saudável, então precisam filtra-lo de tempos em tempos. Nos piores casos, ou em acidentes graves, precisam de mais sangue do que seus corpos conseguem produzir por conta própria.

Para facilitar o trabalho dos hospitais, que nem sempre possuem o tipo de sangue adequado para cada necessidade, temos o hemocentro, um local onde o sangue é coletado, selecionado e distribuído para os diversos hospitais que fazem uso de seu serviço.

Reproduzo abaixo o texto do Instituto Eckart sobre doação de sangue:

Diante da falta de hábito e preconceitos, agora para agravar a situação, a vacinação da gripe A. A expectativa é de queda nos estoques de sangue devido a restrições de o vacinado não poder doar por 30 dias, conforme a coordenadora de captação de doadores no Hemocentro, Maria de Lourdes Peck.

Com o objetivo, de amenizar essa situação e promover uma ação não apenas de efeito remediador, mas acima de tudo preventivo, a Diretora de Relacionamento do Instituto Eckart, Angelita Walter lançou o Grupo “Cavaleiros da Vida” que estima sensibilizar para a Doação de Sangue entre 30 a 40% dos alunos e colaboradores da própria Instituição, da FA.RS e outras redes de conexões como Clientes, Fornecedores, Familiares e Amigos.

A idéia é criar uma grande celebração em torno deste ato – Uma Festa pela Vida. Os Cavaleiros da Vida irão se reunir toda última sexta-feira do mês no Instituto e juntos se deslocarão ao  Hemocentro do Estado do Rio Grande do Sul – HEMORGS, é o Departamento de Sangue e Hemocomponentes da Fundação Estadual de Produção e Pesquisa em Saúde – FEPPS, ligado à Secretaria da Saúde do Estado (SES/RS). Uma instituição pública que coleta, processa, qualifica e distribui sangue, hemocomponentes e hemoderivados (através de sua Clínica de Hematologia) para cerca de 40 hospitais conveniados e pacientes hemofílicos, em Porto Alegre, na Grande Porto Alegre e no Interior, além de desenvolver atividades de ensino, treinamento, pesquisa e assistência.

Muitas pessoas não sabem que doar sangue é simples, rápido e não dói. Desconhecem que todo ser humano em boas condições de saúde pode doar sangue sem qualquer risco ou prejuízo a sua saúde. Por isso tem medo de ir sozinhas. Desta forma todo mundo apóia todo mundo e o HEMORGS também é apoiado a poder ajudar um número maior de pessoas.

Se cada cidadão saudável doasse sangue pelo menos duas vezes por ano não seriam necessárias campanhas emergenciais para coletas de reposição de estoques. O sangue não tem substituto e por isso a doação voluntária é fundamental.

Maiores informações para participar do GRUPO CAVALEIROS DA VIDA DO INSTITUTO ECKART basta ligar para 51-3012.9693. Participe. Desenvolvimento humano continuado, também é amor ao próximo continuado.

Autor: Fabricio S. Peruzzo

Pai, marido, polímata, empreendedor serial, curioso.

2 comentários em “Doe sangue. Não custa nada, é simples rápido e não dói.”

  1. Querido Fabrício, obrigado pela divulgação. Esperamos, mensalmente, atingir nossas metas de doação e para isso precisamos contar com apoio e divulgação de amigos como vc. Abração.

    Curtir

  2. Se as pessoas soubessem como é simples e rápido, aposto que 90% da população doaria! Não vai fazer falta alguma, nosso corpo repõe em pouco tempo a quantia que foi retirada, e o melhor, estamos salvando vidas! Um abraço a todos os doadores!

    Curtir

Os comentários estão encerrados.