10 mandamentos da boa gestão empresarial

Uma pequena contribuição sobre gestão empresarial. Pode parecer simplório, mas é basicamente com estas 10 regrinhas que empresas como AmBev e ALL são campeãs na geração de riqueza para seus acionistas (Jorge Paulo Lemman, dono delas, que o diga. Não é à toa que ele é um dos homens mais ricos do mundo com seus 2,6 bi de dólares).

Analise cada uma delas e as imagine funcionando em sua empresa:

1 – O verdadeiro critério da boa qualidade é a preferência do consumidor por nossa organização;

2 – É necessário gerenciar as organizações para obter tal preferência;

3 – Só se gerencia o que se mede;

4 – Gerenciar é atingir metas (objetivo gerencial + valor + prazo);

5 – Com medições pode-se comparar o quanto se faz (real) com o quanto se deve fazer (meta);

6 – Problema é um resultado indesejado (real diferente da meta);

7 – Para atingir metas é necessário resolver problemas;

8 – Para resolver problemas é necessário método;

9 – Você pode usar vários métodos para resolver problemas, como o terorema de Chutágoras ou os Cálculos Hipotéticos Usando Técnicas Estatísticas (CHUTE). No entanto o método científico de resolver problemas é o PDCA (Planejar, executar (DO), Checar e Agir, ou em bom português: “Problemas Devem Cientificamente Acabar”);

10 – Ninguém sabe sempre a solução de todos os problemas. Por isso antes de querer se mostrar como o sabe-tudo na reunião, baseie seu discurso em fatos e dados (medições).

Parece simples demais pra ser verdade. Mas há mais sabedoria nestas regras do que eu consigo colocar neste texto. Foi seguindo estas idéias que o Japão saiu de país destruído na segunda guerra a potência mundial. É baseada nestes valores que a AmBev já impôs seu modo de gerenciar negócios à Interbrew. É seguindo estas regras que a Toyota é a montadora mais rentável do mundo. É rezando esta missa que a Gerdau não para de crescer no mundo. É com estas crenças que Aécio Neves está dando um show de administração pública em Minas Gerais, eliminando um déficit público de R$6,2 bilhões anuais em apenas dois anos de mandato (imagine se ele vier a ser presidente do Brasil e fizer o mesmo no governo federal!). E por aí vai.

Sucesso e bons negócios.

Helder Barboza

Autor: Fabricio S. Peruzzo

Pai, marido, polímata, empreendedor serial, curioso.

Uma consideração sobre “10 mandamentos da boa gestão empresarial”

  1. parabéms pelo seu texto, vou adquirir esse tipo de trabalho em minha empresa é muito modesta mais é meu ganha pão parabéms e que Deus te ilumini

    Curtir

Os comentários estão encerrados.