Uma pequena contribuição sobre gestão empresarial. Pode parecer simplório, mas é basicamente com estas 10 regrinhas que empresas como AmBev e ALL são campeãs na geração de riqueza para seus acionistas (Jorge Paulo Lemman, dono delas, que o diga. Não é à toa que ele é um dos homens mais ricos do mundo com seus 2,6 bi de dólares).
Analise cada uma delas e as imagine funcionando em sua empresa:
1 – O verdadeiro critério da boa qualidade é a preferência do consumidor por nossa organização;
2 – É necessário gerenciar as organizações para obter tal preferência;
3 – Só se gerencia o que se mede;
4 – Gerenciar é atingir metas (objetivo gerencial + valor + prazo);
5 – Com medições pode-se comparar o quanto se faz (real) com o quanto se deve fazer (meta);
6 – Problema é um resultado indesejado (real diferente da meta);
7 – Para atingir metas é necessário resolver problemas;
8 – Para resolver problemas é necessário método;
9 – Você pode usar vários métodos para resolver problemas, como o terorema de Chutágoras ou os Cálculos Hipotéticos Usando Técnicas Estatísticas (CHUTE). No entanto o método científico de resolver problemas é o PDCA (Planejar, executar (DO), Checar e Agir, ou em bom português: “Problemas Devem Cientificamente Acabar”);
10 – Ninguém sabe sempre a solução de todos os problemas. Por isso antes de querer se mostrar como o sabe-tudo na reunião, baseie seu discurso em fatos e dados (medições).
Parece simples demais pra ser verdade. Mas há mais sabedoria nestas regras do que eu consigo colocar neste texto. Foi seguindo estas idéias que o Japão saiu de país destruído na segunda guerra a potência mundial. É baseada nestes valores que a AmBev já impôs seu modo de gerenciar negócios à Interbrew. É seguindo estas regras que a Toyota é a montadora mais rentável do mundo. É rezando esta missa que a Gerdau não para de crescer no mundo. É com estas crenças que Aécio Neves está dando um show de administração pública em Minas Gerais, eliminando um déficit público de R$6,2 bilhões anuais em apenas dois anos de mandato (imagine se ele vier a ser presidente do Brasil e fizer o mesmo no governo federal!). E por aí vai.
Sucesso e bons negócios.
Helder Barboza
parabéms pelo seu texto, vou adquirir esse tipo de trabalho em minha empresa é muito modesta mais é meu ganha pão parabéms e que Deus te ilumini
CurtirCurtir