Os primeiros passos de um líder

1 – Aprenda a seguir. Seguir os desejos da sua empresa, de seus clientes, de sua equipe, e fazer com que todos convirjam para um mesmo ponto.

2 – Lute para que todos foquem no que é melhor para a equipe e a empresa, e não no que é melhor para você.

3 – Aprenda com cada situação que você passar, seja ela boa ou ruim. Cada acontecimento é uma oportunidade para repetir os sucessos e evitar os fracassos daqui para frente.

4 – Tenha algumas pessoas em quem você confia para pedir conselhos. Liderança não significa estar sempre certo ou ter as respostas instantaneamente a cada momento. Liderar significa ouvir opiniões, refletir, e escolher a mais adequada para o momento. Mesmo que, a princípio, seja contrária ao seu primeiro pensamento.

5 – Lidere pelo exemplo. As pessoas vão fazer o que você quer apenas se você realizar aquela ação, viver aquela forma de trabalhar dia-a-dia.

6 – Desde o início, procure delegar tarefas para sua equipe. Eles responderão bem à confiança que você deposita neles.

7 – Foque no futuro. Um líder deve trabalhar para assegurar que a empresa esteja melhor amanhã do que hoje.

Retirado da Revista Liderança & Supervisão
Nº 15 – agosto/05
http://www.lideraonline.com.br

Autor: Fabricio S. Peruzzo

Pai, marido, polímata, empreendedor serial, curioso.