10 mitos sobre o investimento em imóveis

Estas são as maiores 10 razões pelas quais as pessoas não tem sucesso no mercado de imóveis.

OK, talvez esta lista seja um pouco óbvia, mas estou tentando deixar as coisas claras. Se ofender alguém com esta lista, provavelmente estou no caminho certo!

RAZÃO #1: EU NÃO TENHO DINHEIRO

O Mito: “Você precisa dinheiro, para fazer dinheiro”

A Verdade: Encontre um bom negócio em imóveis e o dinheiro irá lhe encontrar. Pergunte a qualquer investidor experiente e eles irão contar que falta de dinheiro nunca foi a questão; falta de boas oportunidades são! Se você consegue negociar um bom preço para uma casa, você irá encontrar uma grande quantidade de parceiros interessados em colocar o dinheiro.

RAZÃO #2: EU NÃO TENHO TEMPO

O Mito: “Eu tenho um emprego, uma esposa, filhos e pouco tempo nas mãos”

A Verdade: Jogue fora a televisão e você terá todo o tempo que precisa. As pessoas gastam uma média de 3 horas por dia na frente da TV. Gastam ainda mais horas nos fins de semana. Quer fazer algo divertido este sábado? Coloque as crianças no carro e saia dirigindo procurando por casinhas feias. Faça um jogo dando um real para cada filho que apontar uma casinha feia. Diga a eles que cada casinha feia que você compra significa dinheiro suficiente para ir à Disney World.

RAZÃO #3: TODOS DIZEM QUE ESTA COISA NÃO FUNCIONA

O Mito: “Estas coisas que anunciam na TV de madrugada não funcionam”

A Verdade: Você pode se convencer que qualquer coisa não funciona. Henry Ford disse uma vez, “Se você pensa que pode ou se pensa que não pode, você está certo.”

Toda transação imobiliária tem riscos; alguns riscos são realistas, enquanto outros são remotos. Se você escuta os críticos, os pessimistas, você irá se convencer que isto não funciona. A maioria das pessoas que criticam idéias para ganhar dinheiro precisam fazer isso para seus próprios egos. Afinal de contas, se isso fosse verdade, qual seria a desculpa delas por não ter sucesso nisto? Faça disso um hábito: não busque conselho financeiro de ninguém que ganhe menos que você.

RAZÃO #4: TEM MUITA COMPETIÇÃO

O Mito: “Tem muitas pessoas comprando casas para achar um bom negócio”

A Verdade: Tem bons negócios mais que o suficiente para deixar todo mundo rico. Em qualquer momento existem centenas de propriedades a venda em seu mercado para cada investidor procurando por elas. Além disso, a maioria das pessoas que dizem ser investidor estão apenas sentadas à margem dos negócios esperando que alguém caia do céu com uma grande oferta. Não seja um destes – vá para a rua e faça os negócios acontecerem.

RAZÃO #5: ISTO NÃO FUNCIONA NO MEU MERCADO

O Mito: “Isto não funciona no meu mercado.”

A Verdade: Isto funciona em TODOS mercados. Verdade que pode funcionar diferente em alguns mercados que em outros, mas há investidores ganhando dinheiro em todas cidades, todos os dias da semana. Você tem que aprender seu mercado – os aluguéis, as tendências, os bancos, as companhias de crédito, etc. Então aprenda as técnicas e adapte elas para seu mercado. No início de 2000, alguém me contou que o mercado na Baia de São Francisco estava “muito quente” para achar um bom negócio. Verdade? O que aconteceu no início de 2001 depois da onde de demissões na área de tecnologia?

RAZÃO #6: A RECESSÃO ESTÁ CHEGANDO

O Mito: “Certamente, a tragédia de 11 de setembro, o grande número de demissões e a queda das bolsas vai matar a economia, então qualquer coisa que eu comprar irá despencar de preço.”

A Verdade: Venda mais barato ou com melhores condições. Quando a Dell quer se livrar de computadores eles baixam os preços. Quando a GM quer se livrar dos carros eles oferecem financiamento sem juros. Seja criativo e faça como eles para vender suas casas e alugar seus imóveis mais rápido. Se os preços estão caindo, compre bem abaixo do mercado e venda um pouco abaixo do mercado. Se as vagas de aluguel aumentaram, ofereça TV a cabo grátis nos seus imóveis (poxa, custa R$50/mês). Quando todos os outros entram em desespero, apenas limpa o mercado e diminui a competição.

RAZÃO #7: CORRETORES NÃO COOPERAM COMIGO

O Mito: “Corretores de Imóveis não querem cooperar com investidores”

A Verdade: O corretor certo pode ser seu melhor amigo e fonte número 1 de negócios. Eu tenho um corretor que me trouxe seis negócios no ano passado. Ele sabe exatamente o que eu quero e só me liga quando tem um bom negócio. Você precisa educar alguns corretores e fazer eles saberem exatamente o que você quer. Poucos corretores tem clientes constantes – você tem que fazer eles entenderem que você vai dar a eles negócios e mais negócios. Sempre que eles trouxerem uma boa oferta.

RAZÃO #8: EU TENHO CRÉDITO RUIM

O Mito: “Eu preciso de bom crédito para comprar imóveis”

A Verdade: Crédito bom ajuda, mas você não precisa disso para ganhar dinheiro no mercado imobiliário. Alugueis com opção de compra, financiamento com o proprietário, flipping de propriedades e outras técnicas criativas irão permitir a você comprar imóveis sem crédito. Você sempre pode usar um parceiro de negócio que tenha crédito. Você pode pegar empréstimo em financiamentos pessoais sem ter bom crédito. Neste meio tempo você pode trabalhar em “consertar” seu crédito ruim para poder usar isto como um bem no futuro.

RAZÃO #9: EU POSSO PERDER DINHEIRO

O Mito: O mercado imobiliário é muito arriscado

A Verdade: O mercado imobiliário é um dos investimentos mais seguros que você pode comprar. A bolsa de valores está acima de seu controle. Poupança, CDBs e fundos de investimento não dão rendimento suficiente para ganhar dinheiro. Você tem que ter um risco calculado de ganhar dinheiro. Quanto mais você aprende, menos risco corre no mercado imobiliário. Entretanto, não pense que você precisa saber TUDO antes de partir para a ação.

RAZÃO #10: EU NÃO SEI O QUE FAZER

O Mito: Eu preciso aprender mais antes de começar

A Verdade: Você provavelmente já sabe mais que o suficiente para começar nas transações imobiliárias. Leva anos para aprender muito. Você nunca vai saber tudo. O sucesso é um processo de constante aprendizado. Leia alguns livros, assista seminários e parta para a ação EM MASSA. Então, aprenda um pouco mais e tenha mais ação ainda. Se você for realmente impaciente, peça ajuda aos outros.

Henry Ford disse, “Porque eu deveria entupir minha mente com informações genéricas quando eu tenho homens ao redor que podem me fornecer todo conhecimento que eu preciso?” Henry Ford era um homem inteligente porque descobriu que ele não precisava saber de tudo se ele pudesse consultar outros que soubessem. O Gabinete de Ronald Reagan foi considerado um time das pessoas mais brilhantes em política.

A idéia é que se você quer ter sucesso mais rápido, com menos risco, tenha alguém que você possa chamar para obter conhecimento.

Autor: Fabricio S. Peruzzo

Papai investidor, marido, polímata, empreendedor, curioso. Tranquilidade financeira é qualidade de vida.

6 comentários em “10 mitos sobre o investimento em imóveis”

  1. Parabéns, sou consultor imobiliário em ribeirão preto e vou postar essa matéria no meu website.

    Curtir

    1. Oi Marcos,

      Faça a coisa certa, indique no teu site o link para o pessoal ler o artigo original aqui no Moeda Corrente. Com isto tu não apenas estará fazendo “o certo”, mas ainda receberá créditos pela indicação.

      Quando tu simplesmente copia um artigo de um site popular sobre o assunto, como é o caso do Moeda Corrente, os mecanismos de busca “sabem” que o teu é cópia e te penalizam, jogando teu site cada vez mais para os últimos resultados das buscas.

      Curtir

Os comentários estão encerrados.