Uma estratégia segura para investir em Bitcoins

Esta semana a cotação do Bitcoin ultrapassou a barreira de R$ 58.000. Há menos de três meses estava em aproximadamente de R$ 13.000. Essa valorização fora de série, e a consequente publicidade que a mídia faz do assunto, fazem com que muitas pessoas se sintam atraídas a investir na criptomoeda sem realmente saber o que estão fazendo, correndo riscos altos em muitos dos casos, ao investir valores maiores do que suportam correr o risco de perder, ao achar que as cotações só andam para cima.

Então este texto mostrará uma estratégia que é bastante simples, mas ao mesmo tempo possui uma sofisticação que a torna segura para o longo prazo. Com as cotações do Bitcoin subindo e descendo como uma montanha russa, investir valores pequenos, cuja perda não impacte significativamente nossas finanças, é essencial.

Pense em um valor confortável para investir toda semana. Pense nisso como uma aposta na megasena, ou uma rifa. Quer uma sugestão de valor confortável, que não vai impactar muito suas finanças se o Bitcoin deixar de existir da noite para o dia? Use o valor de um bom almoço ou jantar fora. Nada estravagante, pode ser desde o valor daquele restaurante japonês que você frequenta com regularidade como o valor do rodízio de pizzas que você aprecia. Não estou aqui para julgar suas preferências gastronômicas 🙂

Vá somando estes valores semanais em uma planilha ou pedaço de papel. Compre sempre o mesmo valor e não se preocupe com a cotação do Bitcoin. Não se preocupe, mas verifique a cotação toda semana. O objetivo de saber o valor é simples, e aqui vem o segredo desta estratégia:

Sempre que a soma de todos os valores que você investiu estiver valendo o dobro do investimento original, venda metade dos Bitcoins que você adquiriu. Desta forma, os Bitcoins que permanecem com você ficaram com custo zero! Você realizou o lucro! Coloque estes Bitcoins restantes em uma carteira de longo prazo que você não usará mais no momento. Estes serão os Bitcoins que formarão sua reserva de longo prazo. Se tudo der muito certo e os Bitcoins passarem a valor milhões, você terá seus milhões a custo zero. Se eles deixarem de existir de uma hora para outra, você não perdeu absolutamente nada (fora o tempo usado para executar esta estratégia).

É muito cedo para tentar prever o futuro. Podemos apenas especular os rumos que isto irá seguir. Uma estratégia que aproveite as subidas, mas proteja as quedas é a forma de surfar esta onda sem colocar seu futuro em risco.

Bons lucros para todos nós.