Quem sou

Antes do texto, fiz um video curtinho que explica um pouco quem sou de forma que você possa me conhecer de maneira mais próxima.

Quando atribuem-lhe um determinado rótulo, cria-se automaticamente uma armadilha. Mediante o convívio longevo com o termo, você acaba se acostumando e incorre, mesmo de forma não deliberada, na tentação arriscada de acreditar naquilo.

Clarice Lispector resumiu bem o ponto: “É curioso como não sei dizer quem sou. Quer dizer, sei-o bem, mas não posso dizer. Sobretudo tenho medo de dizer, porque no momento em que tento falar não só não exprimo o que sinto como o que sinto se transforma lentamente no que eu digo.”

Os dois parágrafos acima são do Felipe Miranda, sobre o título a si atribuído de “estrategista chefe” da Empiricus.

Completando o que escrevi há muito tempo abaixo, sou, antes de tudo, pai e marido. A vida doméstica é o que mais prezo, então trabalhei e continua trabalhando para poder desfrutar ao máximo os prazeres da tranquilidade no lar.

Meu nome é Fabrício Stefani Peruzzo, como você já deve ter notado pelo título do site. Sou gaúcho, empresário, empreendedor e investidor. Participo de diversos sites e diferentes comunidades espalhadas pela internet, onde no passado recente era identificado pela foto ao lado. O objetivo de usar um auto-retrato mais informal, em vez daquelas fotos produzidas, de terno e gravata, é para deixar claro que apesar de ser bastante sério e objetivo quando trato de negócios, também acho muito importante o equilíbrio entre a vida profissional e pessoal. Dá para notar que a fotografia é um dos meus hobbies.

Outra curiosidade interessante desta foto é que ela reflete com muita precisão o meu lado mais íntimo. Isso aconteceu por acaso (ou não), só me dei conta deste fato mais de um ano após ter feito tal foto. Explico: a foto acima tem um efeito de foto antiga, sou meio nostálgico, gosto do passado, de objetos antigos, da maneira mais lenta e cuidadosa com que as coisas costumavam ser feitas. Ao mesmo tempo, a foto foi batida com uma máquina fotográfica moderna, revelando um pouco da minha paixão por tecnologia de ponta e estudo profundo da técnica. Por fim, ao fundo, há uma foto da minha esposa. Não há nada mais importante para mim do que a família.

Sou bacharel em informática, consultor de negócios, investidor imobiliário, vendedor de consórcios para formação de patrimônio e especialista em moda, criatividade e inovação com pós-graduação pelo SENAC-RS. Não tente me entender, nem eu consigo.

Também sou apaixonado pelas motos Harley-Davidson, especificamente aqueles modelos completos, com bolha (parabrisa), bolsas de couro e tudo o mais. Já tive duas motos dessas, mas no momento a falta de gentileza nas ruas e estradas e o fato de eu ter me tornado pai me fazem repensar aquela máxima de que em uma moto, o parabrisa é a nossa testa.

O que faço?

O que faço é uma pergunta capciosa. Mais fácil dizer o que não faço…

Atualmente estou bastante focado na expansão da minha empresa de consórcios, a Megacombo. Nesta, vendo planos de consórcio como forma de investimento. Explico como tudo funciona em detalhes no site Investimento em consórcio. Resumidamente é uma maneira de investir seu dinheiro mensalmente para fazer ele render muitas vezes mais do que em investimentos tradicionais. Não é mágica nem algum esquema de ganhe dinheiro fácil, é uma forma simples e segura de aplicar na prática a lei máxima da educação financeira: pague primeiro a si mesmo. Mais que isso, os consórcios são a porta de entrada para investimentos muito maiores e mais rentáveis que derivam da alavancagem que eles proporcionam.

Com os consórcios temos uma enorme assimetria entre as possibilidades de lucro e as de perda. Mantendo o consórcio até a contemplação ou até o final, é impossível perder dinheiro. Na melhor das situações, podemos lucrar até 52 vezes o valor investido. Na pior, temos um rendimento um pouco menor do que se tivéssemos investido em um fundo de renda fixa. E as características dos grupos que indico participar, tornam as possibilidades de lucrar muito maiores do que as de ganhar menos, tornando o investimento matematicamente vencedor ao longo do tempo.

O investimento em imóveis, principalmente a construção de imóveis para venda é um dos investimentos maiores e mais rentáveis que os consórcios proporcionam. Conheça o site onde explico como funciona minha empresa de investimento imobiliário e saiba como você pode investir junto comigo.

Mantinha o Informativo Moeda Corrente, um site onde escrevia sobre dinheiro, empreendedorismo, a busca da independência financeira e as atitudes necessárias para vencer o jogo da vida. Todos os artigos anteriormente publicados lá agora se encontram aqui. Neste mesmo assunto sou o Dr. Money da revista Papo de Homem.

Participei da fundação da Englishvox Educação S.A. como sócio e vice-presidente do conselho de administração até 2010, quando a empresa foi vendida para o Portal Educação e posteriormente para o UOL Educação, uma das maiores empresas de ensino online do país. A especialidade da empresa é a educação à distância, com ênfase para os cursos de inglês online, com parcerias com o CIEE, Instituto Ressoar e diversas empresas de ensino em todo o país.

Desde 2009 sou sócio da Steffen & Pozzi S.A., uma holding com participação em negócios de tecnologia da informação, investimentos imobiliários e projetos financeiros. Se você deseja investir em imóveis, precisa montar um plano de negócios, ou pensa em empreender algo e não sabe por onde começar, com certeza eu posso te ajudar.

Fui sócio da MoneySul Educação Corporativa, que oferece cursos na área de educação financeira e palestras sobre finanças pessoais, além de organizar a Feira MoneySul anualmente. Continuo parceiro da empresa em vários empreendimentos conjuntos, com ênfase para a coleção MoneySul, uma série de livros sobre o assunto, um dos quais de minha autoria.

Trabalhei muitos anos no mercado de acesso a internet, hospedagem de sites e manutenção de servidores linux. Sempre fui dono das minhas próprias empresas, incentivando muitos amigos a empreender através do meu exemplo. Sou apaixonado pelo empreendedorismo. Criei um dos primeiros provedores de acesso a internet do Rio Grande do Sul, uma das primeiras webcams do país a transmitir imagens de minuto a minuto através de um sistema desenvolvido na empresa que posteriormente foi vendido para a Concepa para transmissão do movimento na estrada Porto Alegre – Osório, além de auxiliar muitos empreendedores a iniciar suas empresas nesta área. Participei da criação do sistema de pagamentos através de cartão de crédito e débito que depois se tornou uma das maiores empresas deste setor e implantei sistemas de internet banking em bancos nacionais e do exterior.

Um texto que ajuda a mostrar um pouco melhor quem sou e o que penso é o que escrevi em Aja com paixão.

Como posso ajudá-lo?

Deseja aprender uma forma segura, simples e lucrativa de investir seu dinheiro? Posso ajudá-lo através da Megacombo e do site Investimento em consórcio. Quer investir em imóveis e não sabe por onde começar? O investimento em consórcios lhe servirá de base de lançamento para suas conquistas imobiliárias. Deseja simplesmente conseguir adquirir a casa própria da maneira mais rápida e barata possível? Posso te mostrar o caminho.

Pensou em montar algum negócio que envolve internet? Tenho experiência em todos os tamanhos de negócio nesta área, desde pequenos provedores de hospedagem de sites até grandes datacenters e sistemas complexos de negociação B2B.

Querendo saber o que já fiz, veja meu currículo.

Se por acaso já souber como posso ajudá-lo, não hesite em entrar em contato.

Todos textos deste site são escritos por Fabrício Stefani Peruzzo.