Onde investir com a taxa Selic despencando?

Quando a Selic está acima de 2 dígitos todos ficam felizes. Quando está acima de 12% ao ano então parece uma maravilha, todos, economistas, jornalistas, curiosos que adoram fazer simulações em suas planilhas de cálculos, colocando rendimentos de 1% ao mês e ficando alegrinhos com suas fortunas crescendo sem parar. Basta deixar o dinheiro na renda fixa, no piloto automático e pronto. Basta a Selic começar a cair e todos começam a se desesperar. Onde investir agora?

Deixa eu contar um segredo. Você está ganhando mais hoje do que ganhava ontem.

Até ano passado a Selic chegou a 14,25%. Ao mesmo tempo, entre 2015 e 2016 a inflação acumulada ficou próxima de 10% na janela de 12 meses. Com taxas tão altas da Selic é muito maior o risco de crédito, ou seja, os títulos que pagam sua renda fixa podem não ser pagos e você ter perdas bem consideráveis. Mesmo o Tesouro Selic, que prevê que o governo lhe pague, pode não sofrer um calote real, mas sim um calote virtual, via impressão de dinheiro e inflação. Ou seja, você recebe, mas os lucros não valem nada.

Já hoje, temos a Selic em 10,25% ao ano e a inflação acumulada em 12 meses em aproximadamente 4% ao ano. Descontando a inflação, estamos ganhando mais. A diferença entre ganhar (10,25 – 4) e ganhar (14,25 – 10) é de 50% a mais atualmente do que era no ano passado e retrasado. Você pensa estar lucrando menos, mas está lucrando muito mais do que conseguia antes. E com inflação menor e taxas de juros menores, é muito mais fácil para quem paga tais taxas efetivamente honrar seus compromissos, então também seu risco é muito menor nestes investimentos.

Se até o final do ano chegarmos à taxa Selic desejada pelo Banco Central de 8,5% ao ano, e uma inflação na casa de 3% ao ano, ainda estaremos obtendo rendimentos reais melhores do que vínhamos conseguindo quando aparentemente bastava contar com aqueles 1% ao mês de antigamente.

Ou seja, para sua reserva de emergência, coloque o dinheiro no Tesouro Selic. Para valores que você pretenda usar só lá na frente, busque no Tesouro Direto pelos títulos pré-fixados e garanta enquanto dá as taxas enormes que ainda temos. Para um pouco mais de segurança, opte pelos pré-fixados indexados à inflação, assim ao menos você fica protegido caso o país caia em um abismo qualquer ali na frente.

Um pensamento em “Onde investir com a taxa Selic despencando?”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *