Currículo

Bacharel em Informática, 1996, PUC-RS.

Técnico em Transações Imobiliárias, 2001, ETCom, UFRGS, formado com láurea acadêmica e conceito A em todas as disciplinas.

Especialista em Moda, Criatividade e Inovação, 2010, pós-graduado pela Faculdade de Tecnologia do SENAC-RS.

Meu currículo, mais do que minha formação técnica, é o que sou e o que faço a cada dia. A melhor demonstração do meu currículo é a estrada que já percorri e na qual continuo caminhando. Não estou a procura de emprego, então não há tanto sentido assim em colocar aqui um currículo formal. Para saber se os conhecimentos que acumulei ao longo dos anos podem lhe ajudar de alguma forma, saiba quem sou, o que faço e como posso lhe ajudar.

Se achar que posso lhe ajudar, entre em contato.

O que eu já fiz

1988 – Sistart: ao frequentar um curso de programação o instrutor descobriu que eu já sabia tanto quanto ele. Fui contratado para ministrar as aulas no turno em que não tinha aulas no colégio. Primeira vez que tive a carteira de trabalho assinada, aos 16 anos.

1995 – Instituto de Química, UFRGS: ainda não estava formado quando fui contratado como freelancer para desenvolver diversos pequenos programas para controle do departamento de compras. O lado empreendedor falou mais alto, terceirizei a programação dos sistemas com um amigo e cuidava do atendimento ao cliente.

1996 – True Sistemas de Informação: Devia ser estagiário de programação durante três meses, mas no final do segundo fui contratado. Programava sistemas com acesso a bancos de dados Oracle usando o ambiente SQL-Windows/Centura. Alguns meses depois pedi demissão para abrir minha própria empresa. O trabalho era bom, o ambiente na empresa excelente, os colegas e chefes o máximo, mas ter meu próprio negócio pulsava dentro de mim.

1996 – Opensite Provedor de Acesso à Internet: abri junto com cinco amigos um dos primeiros provedores de acesso à internet do Brasil. Entre outras coisas, desenvolvemos o primeiro sistema de webcam do sul do país.

1996 – PUC-RS: bacharel em informática.

1998 – Starfiche: ainda com a Opensite, que nesta época também desenvolvia sistemas e soluções utilizando o S.O. Linux, desenvolvemos para a Starfiche um sistema online de transferência eletrônica de fundos que foi o precursor do Banricompras, do Banrisul. Fui o responsável pela criação de uma versão extremamente otimizada do sistema operacional feita para rodar a partir de um disquete em máquinas 386 com apenas 4 Mb de memória.

1999 – Provedor Católico: a Opensite serviu de base para o lançamento do provedor Católico, fui o responsável técnico por todos os equipamentos e instalações do primeiro provedor grátis do país. Só por curiosidade, lançamos o serviço três dias antes do IG.

2000 – Novarede: gerente de tecnologia e responsável pelo datacenter da primeira bolsa eletrônica de mercadorias do hemisfério sul. Seria uma espécie de Nasdaq das commodities agrícolas, interligada com a bolsa de mercadorias de Chicago. O projeto foi abandonado com o estouro da bolha das pontocom nos Estados Unidos. Restou do projeto a Agrinova, revista do agronegócio, um projeto-filho da Novarede.  Fui responsável por toda a gerência do datacenter e interligação dos canais de voz com dezenas de rádios para streaming em tempo real via internet.

2000 – Openweb: provedor de hospedagem de sites e manutenção de sistemas Linux. Fui sócio até o início de 2008 quando vendi minha parte para meu sócio Tiago Meuser, que continua a frente da empresa.

2000 – Mail Manager: primeiro serviço dedicado de emails com antispam, antivirus e gerenciamento total pelo cliente, além de relatórios de acompanhamento de uso dos funcionários e respeito a políticas de uso definidas pela empresa. Um serviço especial da Openweb.

2000 – Banco Comercial do Uruguai: desenvolvimento de sistema de gateway de comunicação entre o sistema de backoffice do banco com servidor web Netscape. Integração para internet banking.

2001 – Formado no curso de transações imobiliárias da Escola Técnica da UFRGS com conceito “A” em todas as disciplinas.

2002 – Informativo Moeda Corrente: criação de site com artigos, pensamentos e resenhas de livros sobre educação financeira, investimentos e atitudes empreendedoras. Comecei a escrever para fixar o que ia aprendendo, hoje em dia é uma comunidade ativa, com ampla troca de idéias e experiências nos comentários dos artigos. Todo o conteúdo do site, inclusive os comentários dos leitores, foi transferido para este site em setembro de 2017.

2003 – Suprivale, hoje, Suprisoft: consultoria para montagem de datacenter.

2003 – Ispace: empresa de desenvolvimento de sites especializada na criação de sites dinâmicos e plataforma de gerenciamento de conteúdo. Foi posteriormente vendida.

2004 – Empretec, Sebrae: participante do Empretec e vencedor do desafio CRIA.

2005 – Openweb: terceirização dos serviços de datacenter nos Estados Unidos. Uma decisão estratégica vital para a continuidade da empresa neste momento específico. Cuidei pessoalmente de toda a transferência dos sites, sistemas e emails dos clientes para os novos servidores.

2005 – Megacombo: abertura de empresa de representação comercial para venda de consórcios da Rodobens baseado na minha experiência pessoal de investimento usando cartas de consórcio. É hoje a base dos meus negócios, servindo de porta de entrada aos meus clientes para um amplo leque de opções de investimento muito mais rentáveis e seguras que os fundos tradicionais.

2006 – Dez anos de experiência empresarial. Quinze anos de experiência em internet.

2007 – Independência financeira!

2008 – Vinte anos de experiência profissional. Venda da minha participação na Openweb.

2008 – MoneySul: abertura de empresa na área de educação financeira. Criação da Feira MoneySul. Organização de coleção de livros sobre o assunto junto com meu sócio, economista Everton Lopes. Saí da sociedade logo após os primeiros meses, transformando a mesma em parceria operacional entre as empresas.

2009 – Consultor de investimentos do programa 2010 no azul, da BandTV-RS.

2009 – Investimento em consórcio: criação de site informativo sobre o investimento em consórcios, nesta data com sete anos de histórico positivo.

2009 – Investimento em imóvel: criação de site informativo sobre o investimento em imóveis. Participação em uma empresa para construção de imóveis com fins de locação e/ou venda, baseado em histórico de cinco anos de lucros crescentes.

2009 – Livro “Amigo Rico”: publicado pela Editora AGE, faz parte da coleção MoneySul, uma série de livros voltados para a educação financeira.

2010 – Livro Papo de Homem: ganhador do prêmio BlogBooks, que escolheu os melhores sites em diversas categorias. Sou o Dr. Money no PdH, alguns dos meus textos fazem parte desta coletânea.

2010 – Formado Especialista em Moda, Criatividade e Inovação em pós-graduação pela Faculdade de Tecnologia do SENAC-RS.

Frases em que acredito

Do Comandante Rolim:

– O sucesso só se mantém quando vem aos poucos.

– Peque por ação, não por omissão.

Para saber se os conhecimentos que acumulei ao longo dos anos podem lhe ajudar de alguma forma, saiba quem sou, o que faço e como posso lhe ajudar.

Se achar que posso lhe ajudar, entre em contato.