Como ficar milionário investindo em ações

Permanecer com as melhores ações por um longo período de tempo, e não vendê-las porque subiram, é a melhor forma de ficar milionário na bolsa de valores.

– Peter Lynch.

A frase acima é uma simplificação de um pensamento bem mais profundo e desenvolvido, conhecido pelos maiores milionários e bilionários que atuam no mercado de ações. A idéia básica é sermos sócios das melhores empresas, e permanecer sócios das mesmas enquanto elas forem excelentes empresas. Com isso, ganhamos os rendimentos que as boas empresas pagam regularmente, e o crescimento que as boas empresas obtém ao longo dos anos.

Para ilustrar o assunto, a imagem acima mostra algumas operações que realizei ao longo de 2016. É errando, e analisando os erros, que se aprende. Então esta é basicamente a minha auto-análise. Claro que os resultados de um ano são uma simplificação perigosa. Se fizesse esta mesma comparação em 2015, quando a bolsa já estava despencando, tudo seria bem diferente. Mas ao analisar períodos mais longos, a premissa se mostra verdadeira.

A primeira linha de cada par mostra o quanto a ação estaria valendo dia 13/02/2017, data em que atualizei os valores de cada ação. A segunda linha do par, em que há a data efetiva em que vendi a ação e o preço desta venda, mostra o percentual de lucro realmente obtido. Os percentuais de lucro já incluem o desconto dos custos de corretagem, mas não incluem imposto de renda, pois todas vendas foram realizadas dentro do limite de isenção de R$ 20.000 mensais.

Note como manter as ações teria gerado resultados muitas vezes melhores do que comprar e vender obtendo pequenos lucros ao longo do caminho. Do ponto de vista de patrimônio, deixei muito dinheiro na mesa. E esta tabela não mostra outra coisa muito importante: no momento em que vendi as ações, deixei de receber os dividendos destas empresas. Se fizesse o cálculo corretamente, ou seja, incluindo no valor todos os dividendos que deveria receber ao manter as ações, os resultados seriam ainda mais impressionantes.

Então, se você deseja ficar milionário investindo em ações, lembre sempre da seguinte frase:

Permanecer com as melhores ações por um longo período de tempo, e não vendê-las porque subiram, é a melhor forma de ficar milionário na bolsa de valores.

– Peter Lynch.